FESTIVAL DE AVENTURAS EM IACANGA

 Lago em formato de homem, em Iacanga, SP.Comemorando 94 anos de sua fundação, a cidade de Iacanga vai lançar em 14 de abril o seu Festival de Aventuras reunindo várias atividades esportivas, de recreação e de lazer.
Uma caminhada e uma corrida abrirão as atividades logo cedo, seguindo-se a abertura oficial com a Banda do Liceu Noroeste, de Bauru.
Terá tirolesa dupla, brinquedos infláveis, lanches e sorvetes... um festão, enfim.
Para encerrar o dia, às 16 horas haverá apresentação de FMX-Motocross, muito apreciado na região.
O Prefeito de Iacanga, Ismael Edson Boiani, cita o motivo da comemoração do dia 15 que foi antecipada para o domingo, dia 14: "- Decidimos fazer o Festival de Aventuras no domingo, pois dessa forma todos podem comparecer e participar dessa grande festa" – concluiu.

PENÁPOPLIS DOS KAINGANGS

Kaingang, de cocar branco, uma das famílias indígenas do Brasil.Um dos povos indígenas que habitavam a região oeste do nosso Estado eram os Kaingangs, cuja cultura se desenvolveu à sombra dos pinheirais há pelo menos dois séculos.
Um desses núcleos, às margens do rio Tietê, habitava o que veio ser a cidade de Penápolis.
Na verdade, o bom povoamento daquela região deveu-se estritamente à implantação definitiva da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.
Ela provocou e assegurou a posse colonizadora das terras do sertão desconhecido (atual região Noroeste do Estado de São Paulo), até então ocupada pelos Kaingangs.

PENÁPOLIS DO TURISMO E CULTURA

Museu Internacional de Arte Naïf, em Penápolis, SP.Recente encontro regional em Penápolis do Sistema Estadual de Museus mostra a importância de Cultura para aquela cidade, ocasião em que foi realizado um levantamento das necessidades de cada museu daquela região que é composta por 42 municípios, apesar de só quatro cidades terem museus: Penápolis, Araçatuba, Andradina e Pereira Barreto,
Penápolis é considerado um Polo Cultural da Região Noroeste devido a diversos fatores, entre os quais o expressivo número de equipamentos culturais de reconhecida importância, inclusive em âmbito nacional, como é o caso do Museu do Sol, bem como o primeiro Museu Internacional de Arte Naïf da América Latina.
A Arte Naïf é uma classificação que designa artistas autodidatas que inventam um jeito pessoal de expressar suas emoções. Visite Penápolis.

SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

Salão São Paulo de Turismo, em junho.Já está bem formatada a 18ª edição do Salão São Paulo de Turismo e restam poucos espaços que ainda podem ser reservados para a sua cidade.
Como sempre, será no Centro de Eventos São Luís, nos dias 26, 27 e 28 de junho próximo, na capital. Aproveite e participe.

OS VISTOS PARA TURISTAS

Apoio das Entidades paulista pelo Visto.A liberação de vistos para visitantes da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão é fundamental para incrementar a nossa economia, criar oportunidades e gerar riqueza e renda para toda a nossa cadeia produtiva.
Precisamos tornar o Brasil ainda mais competitivo e atraente para os turistas internacionais que aqui precisamos, e para a maior captação de novos eventos mundiais aqui em nossa terra.
Querendo barrar o Decreto 9.731, há em Brasília, energúmenos ignorantes que tentam impedir tais vistos, com as mais variadas esfarrapadas desculpas.
Que eles sejam rotulados como inimigos do progresso brasileiro.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 10/4/2019)