UM BELO MEMORIAL

Memorial em Pedrinhas Paulista.O Memorial ao Imigrante Italiano construído na cidade turística de Pedrinhas Paulista tem beleza ímpar, com o seu Arco Triunfal da entrada, ladeado por quatro folhas que representam o seu crescimento econômico, outrora algodão e trigo, atualmente soja e milho.
Mas, é o turismo que agora desponta na cidade com os seus belos e imponentes monumentos e prédios que lembram o esplendor de Roma antiga. Inclui-se ali um povo generoso e acolhedor.
Vinte colunas em semicírculo simbolizam as regiões da Itália, país que nos mandou um grande número de sua gente e que nos ajudou no desenvolvimento do Brasil.
Pedrinhas Paulista está na situada na região de Ourinhos e uma visita até é lá é algo imperdível.

PRESERVANDO O PASSADO

Marco Antônio Villa, expressivo historiador dos nossos dias. Segundo o jornalista José Luiz Moraes, "A destruição do passado é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX, ou melhor: a destruição dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência à das grandes gerações passadas".
"Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de 'presente contínuo', sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem" – diz ele, que conclui: "Por isso, os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca".
Valorize o historiador da sua cidade enquanto há tempo.

CERÂMICA ARTÍSTICA

Por exemplo, Renovar nossa louça.O que você estiver pensando em cerâmica artística certamente encontrará na cidade de Porto Ferreira.
Bem, na verdade você irá encontrar até o que não estava pensando. A amostragem que trouxeram para o último Salão São Paulo de Turismo foi tentadora. E em junho próximo Porto Ferreira vai repetir a dose.
Às margens da Via Anhanguera, a 220 km de São Paulo e a 90 km de Ribeirão Preto, você tem uma cidade ideal para o Turismo de Compra. Pisos, móveis, artefatos de ferro, de vidro, de terracota e de resina, móveis em madeira e uma Galeria das Fábricas.
Pratos e vasos Bonsai, lanternas de pedra ou de cerâmica e uma infinidade de artigos para presentes fazendo de Porto Ferreira um ótimo Polo Comercial de Decoração.
A Prefeitura tem esquema para atender o turista: (19) 3585-2207.

TURISMO RELIGIOSO

Alfredo Gimenes e o Turismo Religioso.O Turismo Religioso e o desenvolvimento local nas cidades que têm essa tendência serão abordados em painel a ser apresentado no dia 20 de junho, no Congresso do Turismo Paulista.
Cada vez mais cidades percebem a força do Turismo Religioso, coisa que antes até passava por despercebido em muitos rincões, sem perceberem a importância desse verdadeiro filão econômico e social.
A apresentação será feita por Alfredo Júlio Gimenes, um abnegado diretor técnico da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), formado em filosofia, teologia, com especialização em Turismo, comunicação rádio e TV, como ainda especializado em Gestão do Turismo e Gestão Sindical.
Esta e outras apresentações você poderá assistir de forma gratuita, nos próximos dias 19, 20 e 21 de junho, bastando se inscrever no site: www.amitur.org.br, ou no www.conteudobrasilfeiras.com.br.
O Congresso do Turismo Paulista é realizado no mesmo local e nos mesmos horários do Salão São Paulo de Turismo e da Expo Artistas Plásticos Paulistas. Agende-se para conhecer as novidades.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – maio/2018)