APROVEITANDO A HISTÓRIA

Paredões em Porto Feliz.Você pode conhecer de perto várias etapas do que chamamos o "Roteiro dos Bandeirantes". As cidades mais importantes, no caso, são: Porto Feliz, Salto, Tietê, Santana de Parnaíba, Araçariguama, Itu, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus.
Para cada uma dessas cidades é muito pouco ter apenas um dia para curtir. Aproveite, pois, para se instalar num dos bons hotéis existente na região. São vários e para todos os bolsos.

CONSULTE UM AGENTE

Consulte um Agente de Viagens. Você pode fazer o seu roteiro da maneira que resolver inventar e ele faz todas as reservas necessárias e não vai custar mais por isso. Mas, procure visitar tudo a respeito nas belas páginas da nossa história como, por exemplo, o Roteiro dos Bandeirantes. Ou outro, dos vários roteiros no estado de São Paulo.
E, quando chegar até você a oferta de uma excursão para o Roteiro dos Bandeirantes organizada por uma Agência Operadora, aproveite mesmo! Você, com certeza, irá até repetir a viagem para a essa mesma região várias outras vezes.

ROTA QUEIJO E VINHO

A Rota Queijo e vinho.Bem próximo à Capital paulistana está uma "Rota Queijo e Vinho", que você precisa curtir, até porque nosso Estado é pródigo em italianos.
Esta recomendação tem por destino a Rodovia SP-105, entre a cidade de Serra Negra e a cidade de Amparo. Visite o Sítio Bom Retiro e o Sítio Chapadão.
Em ambos, você vai se deliciar com a degustação.

SÍTIO CHAPADÃO

No Sítio Chapadão (km 5,5 da SP-105) a queijaria é o forte.
Os mais diversos tipos (especiais e tradicionais) estão à disposição para uma farta degustação em meio à beleza do lugar.
Ali são produzidos queijos finos inéditos na região do Circuito das Águas Paulista, com a marca "Queijo da Fazenda", incluindo variedades provenientes de diversas partes da Europa, dos tipos: Saint Paulin, Gouda com Kümell, Boursin, Reino, Provolone, Parmesão e outros.
Aberto das 9h às 19h todos os dias.

SITIO BOM RETIRO

Sítio Bom Retido, Serra Negra.No Sítio Bom Retiro (km 9 da SP-105) a família Carra produz artesanalmente as mais finas variedades de destilados, fermentados e derivados da cana e da uva.
A Adega está em rústicas instalações bem preservadas, datadas do início da imigração italiana.
Seus vinhos artesanais são produzidos com uvas selecionadas. Tudo isso num agradável ambiente rural.

GUIAS, REGISTRO OBRIGATÓRIO

Para evitar multas e penalidades para quem está ilegal, o Ministério do Turismo recomenda imediato registro dos Guias de Turismo no Cadastur, que é absolutamente sem custo.
Basta acessar a página na internet, fazer o download dos formulários solicitados, preencher com as informações e enviar os documentos solicitados para o Órgão Delegado de Turismo.
Em São Paulo, o endereço é na Secretaria de Turismo do Estado.
Após a homologação das informações, a Carteira de Guia de Turismo é emitida.
As demais categorias também obrigadas a registro no Cadastur são: proprietários de meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; acampamentos turísticos e parques temáticos. O Cadastur tem validade de 5 anos.

E O SEU ESTANDE?

A sua cidade já reservou espaço no Salão São Paulo de Turismo?
Por ser uma exposição de cidades e não de produtos comerciais torna-se uma exposição diferenciada. Ali o público em geral descobre os atrativos turísticos da sua cidade, tanto quanto os profissionais da área.
Anote as datas do próximo: 19, 20 e 21 de junho de 2018.
Num ano em que teremos os novos 'Municípios de Interesse Turístico' é momento das cidades turísticas interioranas se mostrarem.
Para mais informações (11) 3758-0142 e (11) 2532-2495. É uma realização da parceria AMITur e Conteúdo Brasil.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – novembro/2017)