TORRINHA QUER ESPAÇO

Torrinha, Mirante da Fazenda da Ponta. Foto Nádia Novaes.A cidade de Torrinha está localizada na microrregião de Rio Claro e faz divisa com a Estância Turística de Brotas. Com base em seus recursos naturais e também com o seu potencial rural, Torrinha quer ocupar o seu espaço no mapa do turismo. E, para isso, o seu Conselho Municipal de Turismo já arregaçou as mangas.
São destaques: a "Fazenda Três Barras e Citróleo" (extração de óleos essenciais), bem como a "Fazenda da Ponta", uma fazenda histórica, a qual favorece o turismo de aventura, o voo livre, além de uma vista panorâmica sensacional.
Todos os rios e córregos que cortam o seu município têm nascente ali mesmo. Sua Estação Ferroviária, da antiga Cia Paulista de Estradas de Ferro, deu o grande impulso de desenvolvimento e hoje seu belo prédio é um dos seus atrativos.

PÉROLA DA SERRA

Estande de Torrinha no Salão São Paulo de Turismo. Foto Alexandra Favoretto. A cidade de Torrinha tem o slogan "Pérola da Serra", e esteve mostrando todo o seu potencial no recente Salão São Paulo de Turismo. Tinha tanta coisa para mostrar que o espaço foi pequeno.
O turista pode contar com boa gastronomia em seus vários restaurantes e casas de lanches. A cidade oferece hotéis e pousadas para a sua boa estadia.
Tem ali um Eco Resort eleito pelo Guia 4 Rodas como o "Melhor hotel de toda a região". Foi premiado na edição do Guia Brasil 2015 como "Um dos melhores hotéis do Brasil para se ir com crianças". Eleito ainda, pela revista Viagem e Turismo, como a "Melhor área de lazer da região".

TORRINHA DE ESPERA

Roda São Paulo, programa da Secretaria de Turismo, em Torrinha.O Mosteiro Paraiso, na cidade de Torrinha, é um lugar ideal para relaxar e refletir sobre a vida. Ele tem três capelas, mas uma delas é única, a céu aberto, embaixo de árvores e tocos de árvores servem para como assento. É a chamada Capela da Figueira. Muito interessante!
Torrinha tem "Canyoning" (entre Torrinha e Santa Maria da Serra). A cachoeira do Mosteiro (10metros de queda) tem piscina natural. Mais adiante a cachoeira do Paraíso (com 85 metros), uma das maiores da região.
Na "Pedra do Triunfo", um grande bloco de rocha que formou um túnel, é possível um pequeno rapel de 8 metros. E ainda tem a cachoeira do "Zé Pedrini" (55 metros).
A cidade se preparou para te receber. Visite Torrinha. Mais informações (14) 3656-3075 ou no Posto de Informações Turísticas.

LEMBRETE DO SECRETÁRIO

Com o Secretário de Estado Laércio Benko assistimos a apresentação de Sorocaba.Estivemos com o Secretário de Estado, Laércio Benko, na cidade de Sorocaba, ocasião em que anotamos um importante alerta que ele nos dá, durante a sua fala.
É que, resumidamente, as cidades precisam "vender" a sua Marca, e deu o exemplo de que, geralmente, quando se fala em 'rodeios' a pessoa já lembra de Barretos.
As cidades têm de usar seus Comturs e encontrar sua marca, seu slogan, qual a forma de melhor se fazer identificar. Pense nisso! Afinal, estamos numa época de "pescar" turistas, e a concorrência anda forte.

TURISMO RURAL

Turismo Rural e suas manifestações culturais.A atual gestão da Associação Paulista de Turismo Rural (Abraturr-SP) realizou a sua primeira reunião nesta semana e pautou sobre o Projeto de Lei que trata do Turismo Rural entre nós.
O evento incluiu parcialmente temas já elencados e reconhecidos pela recente legislação federal de 2016. A Abraturr requereu a reativação da Câmara Setorial de Turismo Rural através do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo.
A partir daí a Entidade deve programar seminários temáticos pelo Estado de São Paulo com apoio da Frente Parlamentar de Turismo e em parceria com outras Entidades representativas. Vamos apoiar.

O SALÃO DE 2018

á temos as datas do Salão São Paulo de Turismo de 2018. A Feira, o Congresso e a Exposição de Artistas acontecerá no mês de sempre, Junho/2018, nos dias 19, 20 e 21 (de terça à quinta feira). Você já pode escolher e reservar o melhor espaço para o estande da sua cidade.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – julho/2017)