TREM TURÍSTICO DA CPTM

Trem Turístico com mordomia. Para aqueles que não deram muita importância para o turismo ferroviário, uma notícia deve 'balançar' as suas crendices.
O Trem Turístico da CPTM, que oferece tais passeios com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes nos fins de semana, alcançou a marca de 14.334 turistas transportados em 102 viagens durante o ano de 2016.
O destino mais procurado foi o que vai para Paranapiacaba, embora tenhamos registrado queixas com o receptivo local.
Segundo informa a assessoria de imprensa da CPTM, a cidade de Jundiaí garante aos interessados as belezas naturais da Mata Atlântica constatadas em 39 viagens realizadas em 2016, com 4.754 turistas que curtiram a região de herança italiana, e que reserva atrações como o Museu Ferroviário da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, a Serra do Japi e as fazendas e vinícolas da região. Para Jundiaí o passeio ocorre em três sábados de cada mês. As saídas são da Estação da Luz, na capital.

ROCCAPORENA, EM CÁSSIA

Entre os passeios em Cássia, o descanso em Roccaporena.Roccaporena é um vilarejo italiano onde nasceu a Santa Rita de Cássia. Roccaporena também é o nome de uma interessante pousada na cidade de Cássia dos Coqueiros (SP).
Tal qual o vilarejo italiano, a nossa cidade paulista também é montanhosa e a pousada está de frente para a serra, a 1100m de altitude, o que garante um clima ameno e ensolarado o ano todo.
Nesse cenário está a pousada, num casarão que lembra um mosteiro espanhol e rodeada de Mata Atlântica primária totalmente preservada.
A pousada também está debruçada sobre um rio com corredeiras, piscinas naturais e cachoeira. A estabelecimento mescla simplicidade e sofisticação em seus apenas sete apartamentos. Ela oferece ainda bons passeios por todo aquele município. Informações (16) 3669-1592.

O ARQUITETO URBANISTA.

Toda cidade deve ter um corpo técnico formado por esses profissionais, os arquitetos urbanistas. Eles trabalharão coordenados para atender as demandas de infra e supra estruturas urbanas.
E as cidades maiores deverão ter ainda as diversas modalidades da engenharia: Civil, Ambiental, Florestal, Agronômica, Hidráulica, Elétrica, Alimentos, Mecânica, Química, Geologia, etc., incluindo técnicos e tecnólogos das diversas modalidades.

VOCÊ JÁ REPAROU?

Ao se entrar em uma cidade, a gente normalmente pode notar se ela teve ou não um corpo técnico dessa natureza. E o turista não é bobo.
A gente pode notar, também, se houve acompanhamento de profissionais para elaborar o seu plano de crescimento e/ou para idealizar obras e construções de lugares públicos. Se há obras feias e mal acabadas. Se representam a cultura local, etc.
Estas considerações são da arquiteta Walnice Helena Zuffo, Conselho de Arquitetura e Urbanista, ex-presidente da Associação Ferreirense de Engenheiros e Arquitetos; e Diretora Consultiva da AMITur, uma excelente professora no assunto.

PROFISSIONAIS DO SETOR

Centro de Arquitetura de Amsterdam, Holanda.Os Arquitetos Urbanistas requisitados para as Prefeituras devem ser da melhor qualidade, aliás, tudo que é público deve ser da melhor qualidade.
O profissional não pode aprender a trabalhar dentro das prefeituras. Ele tem que entrar lá já com todo o conhecimento e a experiência do que existe de melhor!
Vejam a responsabilidade dos gestores! Se eles partirem para gerir as cidades com essa capacidade de formar um corpo técnico de qualidade, nunca mais as pessoas aceitarão o contrário!
Em países, como a Holanda, se preocupam com o assunto. E os gestores de lá não têm necessidade de gastar em campanha política, pois a sua melhor campanha será os bons serviços públicos prestados.
Walnice Helena Zuffo irá falar mais sobre o assunto no próximo Congresso do Turismo Paulista, que acontecerá junto com o Salão São Paulo de Turismo nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2017.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – janeiro/2017)