18º. CONGRESSO DO TURISMO PAULISTA

Veja a programação e se inscreva clicando aqui

Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Salão São Paulo de Turismo
 
conteudo-brasil 
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

Notas do Turismo Paulista de 04 a 07 de março de 2010

AddThis Social Bookmark Button
A Nova Cia. Paulista 

“Tur SP” é uma das possibilidades de vir a se chamar a “Agência do Estado”, cujo nome oficial é ‘Companhia Paulista de Eventos e Turismo’. Instituída através de Lei em julho de 2009, agora ela teve a sua Diretoria nomeada em recente Decreto do Governador.
Luciane Leite assume a primeira presidência. Nada podemos dizer de seus demais diretores e conselheiros, até porque não conhecemos a quase totalidade, exceto quem presidirá o Conselho do “Cepetur” (seu outro possível e pouco simpático nome) que é nada menos do que o Caio Luiz de Carvalho, que já preside a SP Turis paulistana.
Entretanto, podemos garantir que Luciane Leite é altamente competente e já tem um histórico de realizações na Bahia e em nossa Capital que é de fazer inveja a muita gente. Além disso, ela conta com uma equipe muito afiada e muito eficiente de assessoras, razão que nos leva a depositar total confiança em seu trabalho.
A  Agência

Assim como sempre foi entendida, a “Tur SP” sempre foi dita como sendo uma forma enxuta e veloz para divulgar o Turismo do Estado de São Paulo, fugindo do engessamento da ‘burrocracia’ tão conhecida.
Uma vez dirigida por competentes do nosso ramo como é o caso de Luciane Leite e de Caio Luiz de Carvalho, é infinitamente melhor do que Secretários de Estado completamente jejunos no assunto que geralmente são nomeados pelos governos. Eles chegam sem nada saber e vão embora sabendo menos ainda. Apenas se acham.

A  Ressalva 

Claro que sempre há ressalvas. O governador continua ignorando a necessidade de o Estado ter uma Secretaria exclusiva para o Turismo. Como se já não bastasse o ‘pastel’ que fizeram remendando (dias depois de publicada) a Lei que foi assinada em 01 de janeiro de 2007. Ficou algo digno de Frankstein.
Some-se a isso o fato da nova Agência em alguns casos deixar transparecer ter em seu bojo algo conflitante e que não mostra claramente quem vai fazer o quê. Agência e Secretaria.
O momento é favorável, bafejado pela sorte de termos agora na Coordenadoria de Turismo um eficiente e correto Luiz Flaviano e, por isso, se espera muito progresso com ambos trabalhando em estreita colaboração. Para a Tur SP se deseja felicidades e um profícuo trabalho. O Estado de São Paulo bem que merece ser mais bem tratado nos segmentos do Turismo. 


--------------------------------------------------------------------------------

Itamar  Borges 

Depois de três mandatos como prefeito de Santa Fé do Sul (até levando-a à categoria de Estância Turística) e relacionado para receber prêmios de melhor prefeito e outros quejandos, Itamar Borges desligou-se no ano passado da vice presidência da AMITur para atuar na articulação, envolvimento e participação dos municípios paulista ao Projeto Município Verde Azul, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do nosso Estado.
Tendo cumprido integralmente a missão que lhe foi confiada, ele vem de se desligar da SMA e está avisando a todos os seus amigos que agora vai percorrer o Estado para cuidar de projetos pessoais. Como ele já foi ‘vacinado’ pelo Turismo, esperamos que ele continue a nos ajudar no desenvolvimento das cidades interioranas.

--------------------------------------------------------------------------------

Provas  de  Canoagem

Se você é iniciante ou profissional, não importa. A Secretaria de Esporte e Turismo da cidade de Juquitiba, sob o firme comando de Magda Godoi, organizou com carinho provas de canoagem para um e para outro, com o objetivo de proporcionar, a quem tem vontade, as belas corredeiras do Rio Juquiá, com infraestrutura e organização.
Juquitiba, a 70 km da capital, hoje comandada por Maria Aparecida Maschio, uma Prefeita que dá muita atenção aos anseios daquela população, vai oferecer as provas da Copa Juquitiba de Canoagem nos dias 10 e 11 de abril próximo. Muitas cidades de vários Estados estarão participando.
Para os que são “do ramo” as provas serão de “Rapid Racing”, “Freestyle” e “Slalom”. Para os iniciantes haverá o carinho e atenção daquela Secretaria (011- 4681-4558) que, aliás, funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.
O Rio Juquiá é o berço do “Rafting” brasileiro. Nele é oferecida essa modalidade com excelência e segurança, e com a vantagem de poder ser praticado em qualquer época do ano. O Rio Juquiá é o mais indicado para crianças e iniciantes. Experimente! 

--------------------------------------------------------------------------------

Penélope  Charmosa

Em comemoração ao Dia Internacional das mulheres, a Equipe Mundo Off-Road realizará a segunda edição da  “Rota Penélope Charmosa”. Trata-se de um passeio em 4 x 4, de nível leve, no dia 13 de março, especialmente ‘bolado’ para o belo sexo.
As trilhas ‘fora da estrada’ serão percorridas na região de Itapecerica da Serra e Embu das Artes. A organização é da Equipe Off-Road, especializada em passeios turísticos e ecológicos fora de estrada para proprietários de veículos 4 x 4. Tel. (13) 3014-2722. A equipe Mundo Off Road tem a recomendação da AMITur. 

--------------------------------------------------------------------------------

Reserve seu Estande 

O Salão São Paulo de Turismo (17/18/19 de junho/2010), que apresenta as nossas melhores cidades do Estado de São Paulo, ainda tem alguns espaços disponíveis. Faça a sua reserva agora mesmo.
Este é o nono ano em que estaremos mostrando para todos que o Interior e o Litoral do Estado de São Paulo têm de tudo o que um turista possa imaginar do bom e do melhor. E a sua cidade precisa estar presente e fazer parte dessa exposição importantíssima para o desenvolvimento econômico e social com os segmentos do nosso Turismo. 
Peça as informações pelos fones (11) 3758-0142 e (11) 2069-9058, ou através dos e-mail’s: amitur.sp@uol.com.br  ou  contato@conteudobrasilfeiras.com.br
 

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 02/03/2010) 
 

É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa". 

Desenvolvido por:
Site desenvolvido por A3 Internet, clique para ver nosso portfolioGuia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região