VALE  HISTÓRICO  PAULISTA

À época, um dos mais importantes centros econômicos do Brasil, o Vale Histórico Paulista se apoiava na produção cafeeira. 
Tal atividade proporcionou o rápido crescimento da região, trazendo riquíssimos sobrados urbanos e imponentes sedes de fazendas que ainda ali estão para você atestar a grandeza de quase um século e meio de progresso e abastança. 
As seis cidades que compõem o Núcleo de Turismo ‘Vale Histórico Paulista’ são: Arapeí, Bananal, Areais, Silveiras, Queluz e São José do Barreiro. “- A distância entre uma cidade e outra é dada pela jornada de um cavalo” – conforme nos diz Eliane Leite, da Fazenda São Francisco. 
TEMPOS  DE  D. PEDRO
“- O Príncipe Regente cruzou a cavalo todo o Vale Histórico Paulista, de maneira totalmente documentada, passando com pompas por fazendas que ainda resistem altivas e entrando no terceiro século de existência”. Lembra-nos Paulo Regis Mattos, da Fazenda da Barra.
Na região, onde está o Parque Nacional da Serra da Bocaina, um lugar deslumbrante, eram as terras do casal D’Eu. Lembrando que a Condessa D’Eu era a Princesa Isabel, que ali sempre se hospedava.
Assim, por todos os lados você pode ver lembranças da época, como louças e objetos que estão na Casa de Cultura e em museus particulares. 

CAMINHOS DA CORTE
Agora, ali se fez um Roteiro Turístico chamado:  “Os Caminhos da Corte”. A intenção é possibilitar aos seus visitantes a História aliando a culinária regional, a vida do campo, a ecologia, o artesanato, e os bons produtos do agroturismo (queijos fora de série, por exemplo)
“- Resgatamos a Memória Nacional sobre os fatos ocorridos nos idos de 1822” – nos diz João Camillo, do ‘Entre no Paraíso Atelier e Café’, em Silveiras, que acrescenta: “- E estamos apresentando um novo produto turístico aos profissionais do ramo e para o público em geral. O Vale Histórico Paulista de Monteiro Lobato, de Malba Tahan, de Miguel Pereira sobreviveu às crises do café, à revolução de 1932 onde foi palco, à transferência do tráfego da Rodovia Rio-São Paulo para a Via  Dutra, e ao descaso oficial”. – Ele conclui. 

MAPA  DO  VALE HISTÓRICO
Se você quiser desfrutar um mapa sugestivo da exata localização das seis cidades dessa belíssima região, acesse o site: www.caminhosdacorte.com.br, onde há informações complementares. 

OS  BENDITOS  NOMES
Os nomes dos Núcleos de Turismo, dos Circuitos, dos Roteiros e, também, dos Cambáus, deveriam ser bem pesquisados antes de adotados. E, os que foram pesquisados deveriam ser respeitados. 
Nota-se que, com os Governos, Ministros, Secretários de Estado, etc, mudando a cada gestão, quem entra já vem querendo mudar tudo ou, então, fechando os olhos para os seus subordinados que se metem a fazê-lo. Geralmente sem conhecer bulhufas da respectiva região.
Na divulgação de um destino turístico não se pode ficar alterando os seus nomes. Dessa forma o público fica sem saber para que lado ir e sendo, por isso, muito prejudicado. Ademais, maior prejudicado ainda é o próprio destino, que dessa forma perde milhares de linhas já escritas anteriormente a seu respeito.
Não é a força de um cargo que deverá indicar um nome de batismo de um destino turístico, mas, sim, a inteligência que anda faltando em uns e em outros. 
Que tal sempre consultar algum historiador e alguém que entenda de publicidade e marketing? Afinal, procura-se um nome para um produto! 

PARQUE INTERVALES
Esse Parque é tão grande que ocupa cinco municípios. São eles: Iporanga, Eldorado, Sete Barras, Guapiara e Ribeirão Grande. 
A sede do parque fica na cidade de Ribeirão Grande. Em sua parte mais alta tem 1.100 metros, com 45 cavernas calcárias formando um rico patrimônio espeleológico. Imensas riquezas de espécies animais e vegetais são abrigadas nesse trecho de Mata Atlântica. 
O Parque foi criado em 1995, e em 1999 foi reconhecido pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural. A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, administra essa e outras 46 unidades de conservação. 

HOTÉIS APÓS CARNAVAL
Encontros regionais pelo país vão procurar estabelecer critérios para nova classificação dos meios de hospedagem, promovidos pelo Ministério do Turismo que busca nova padronização.
Dos 28 mil estabelecimentos existentes, hoje apenas 6 mil estão cadastrados naquele Ministério através do ‘Cadastur’. A nova campanha já separa os tipos de empreendimentos em: Hotéis Urbanos, Hotéis Fazenda, Hotéis de Selva, Hotéis Históricos, Resorts, Flats, Pousadas e até os chamados ‘Cama e Café’       
O objetivo é cumprir acordo celebrado entre o Ministério, o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia, e incluirá a criação de um Selo de Qualidade que abrangerá, ainda, os prestadores de serviços turísticos.

UM  CURSO  ESPECIAL
Djacy de Almeida, professor e doutor em turismo que sempre nos prestigia no Congresso do Turismo Paulista, recomenda aos já graduados um Curso de Especialização em Hospedagem e Gestão de Eventos que professores a ele ligados estão oferecendo na Universidade de Guarulhos.
Você pode assistir as aulas sómente aos sábados (dia inteiro) ou, então às 2as e 4as, das 19h às 23h. A duração será de 12 meses e o setor de Pós Graduação daquela Universidade informa outros detalhes: (11) 2464-1684.

SABORES  DA  ROÇA
A Estância Turística de Socorro vem se tornando cada vez mais atrativa e ampliando o seu leque de ofertas para os seus visitantes. Socorro já está consolidada como cidade exemplar no turismo ecológico e sua acessibilidade. O seu Festival de Cinema já se tornou uma forte atração. Os seus bons hotéis e um convidativo turismo de compras completam a boa qualidade desejada pelos turistas.
Agora, um Núcleo de Turismo Rural está realizando um primeiro Festival Gastronômico que leva o sugestivo nome de Sabores da Roça. Começou em Dezembro e vai até o dia  6 de Fevereiro, apenas aos sábados em jantares especiais com comidas típicas de se lamber os beiços.
Cada fim de semana é numa diferente propriedade. Claro está que os jantares serão acompanhados por música e outras atrações. Informe-se com o Comtur local: (19) 3895-3353.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 19/01/2010)

 

É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".