VOANDO EM PARAPENTE
Se você deseja voar em Parapente, saiba que a Associação Brasileira de Parapente procura manter critérios rígidos na homologação dos seus instrutores e pilotos em geral. 
Por tal razão, a ABP recomenda procurar sempre os Clubes, os Instrutores e Pilotos de Vôos duplos vinculados à ela se quiser aprender e praticar a modalidade com segurança (11) 3661-1478. 

No Estado paulista temos 12 escolas em Atibaia, Itapira, Praia Grande, Santos, São Vicente, São José dos Campos, Socorro e na Capital. São 10 escolas em Minas Gerais, 2 no Paraná, etc.

O parapente é provavelmente a forma mais pura que um ser humano pode utilizar para voar. É silencioso e prático: com um equipamento feito essencialmente de tecido e linhas. O piloto voa por distâncias enormes. Onde ele pousar, basta dobrar o equipamento, colocar na mochila e sair andando. E é um espetáculo que sempre agrada aos olhos dos turistas. 

Foto da “Escola Flutuar”, de Jaraguá do Sul, SC.

Foto da “Escola Flutuar”, de Jaraguá do Sul, SC. 
BURITAMA  É  SIMPATIA
Se lá nada tivesse, bastaria a calorosa e boa acolhida com que os visitantes são recebidos nessa cidade que faz parte do Núcleo das Prainhas. Localizada às margens do rio Tiete, na altura de Araçatuba, a cidade de Buritama se preparou para a exploração do Turismo Náutico, aproveitando o lago formado pela Usina Nova Avanhandava.

A Praia Municipal está entre as melhores da região. Ali são proporcionadas atividades de lazer aos seus freqüentadores e até torneios de jet-ski, vôlei de praia, torneio de pesca, etc. 

Há um Parque Turístico às margens do Tietê que oferece um enorme e convidativo espaço. Quando você estiver por aqueles lados, não se esqueça de programar uma estada em Buritama. 

E, ainda tem o Barco “Odisséia” (com bom serviço de bordo). Ele realiza um excelente passeio por paisagens deslumbrantes. É imperdível. 

AGRADÁVEL  MONGAGUÁ
Esta cidade praiana é relativamente nova. Foi fundada por plebiscito em 7 de dezembro de 1958, depois de ter feito parte de São Vicente e de Itanhaém. Tal qual nos tempos dos índios tupis-guaranis, é um lugar excelente para pescaria, para descansar e para curtir a vida. 

Somente 90 km separam as praias de Mongaguá da capital paulistana. Mas, além de 13 km contínuos de praias, a cidade oferece inúmeras atividades para os seus visitantes. 

Uma de suas atrações é a sua Plataforma de Pesca, uma estrutura de concreto armando, em forma da letra "T" que invade o mar em 400 metros e, depois, outros 200 metros de "braço". Você não precisa ser pescador para curtir o local. 

BELVEDERE  E  TRILHAS
A  cidade de Mongaguá tem o Belvedere de Aguapeú, numa torre de TV que é um ponto de referência. Há um bom Camping Municipal com ampla infra-estrutura e piscina para os que têm essa preferência. 

Várias trilhas ecológicas, como a do Agenor, a Belvedere, a Cialta, a Rondônia, ou a trilha que vai ao Poço das Antas, um parque ecológico com piscinas de água natural corrente, próximo ao centro da cidade.

Até o dia 25 de janeiro há uma exposição de orquídeas para você visitar. Um eficiente Departamento de Turismo está à sua disposição para estas e outras informações (13) 3448-5832. 

CONVÊNIO COM BARRA BONITA
O Governador do Estado aprovou a celebração de um convênio da Secretaria de Planejamento do Estado com o município de Barra Bonita, no valor de quase 130 mil reais para a instalação de equipamentos de climatização e de segurança no Pavilhão de Exposições daquela cidade. 

TIETÊ TAMBÉM LEVA
Por solicitação do Prefeito José Carlos Melaré, foi aprovado o Convênio com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo para a liberação de 150 mil reais destinados a reformar o Centro de Lazer e Exposições da cidade de Tietê. 

A  CAPITAL  BIRIGÜI
A nossa Capital Brasileira do Calçado Infantil também está pronta para receber turistas. Seu pólo industrial agrega mais de 200 empresas que produzem 60 milhões de pares de calçados. 

O artesanato de Birigüi (fazem questão do trema na letra “u”) vem se destacando pela confecção usando folhas de bananeira, palha de milho, bucha vegetal, etc. São mais de mil as suas propriedades rurais, o que favorece o seu Turismo Rural. Mais informações: 0800-771-2156.  

CAMPANHA  DA  AMITUR
A Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico está recebendo (e agradece) a adesão de várias das nossas cidades na atual campanha de filiação. Com a ajuda dos Municípios é que se possibilita à AMITur ajudar aos próprios Municípios.

Agora a concentração de esforços está dirigida, também, para o fechamento de todos os estandes da próxima exposição que irá mostrar a beleza e a pujança das nossas melhores cidades do Estado de São Paulo. Anote as datas: 17, 18 e 19 de Junho de 2010 e participe. 

Lembre-se: “- Quando São Paulo se une, não tem prá ninguém!”.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 05/01/2010)

É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".