MAIS VERDE EM MUITO SOL
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade campeã em avaliações no desempenho ambiental (com 95% dos pontos) foi a nossa Santa Fé do Sol, cujo nome oficial ainda é Santa Fé do Sul.
Como bem afirmou o seu prefeito Antônio Favaleça por ocasião da premiação, “- O título se deve à boa educação ambiental que reina na cidade”. Outros 156 municípios também receberam da Secretaria do Meio Ambiente o certificado de “Verde e Azul”, porém sem alcançar os pontos conseguidos por Santa Fé do Sul.
Já que é uma cidade que dá bons exemplos, neste ano a iluminação de Natal utilizou 1,5 milhão de garrafas pet retiradas do lixo. Outro bom exemplo é que o atual prefeito Favaleça manteve todos os projetos do prefeito anterior (Itamar Borges), bem como trabalha na implantação de projetos novos, o que faz de Santa Fé do Sul (ou do Sol) um novo e importante destino turístico entre nós, e dos mais ensolarados.  
CONSELHO  MUNICIPAL
Pois é! Como o nosso assunto aqui é Turismo, então só podemos estar nos referindo a Conselho Municipal de Turismo. Vez ou outra alguém nos pede informações, orientações a respeito ou, mesmo, um modelo de estatuto ou de constituição.
Temos enviado o modelo de Lei para a implantação de um correto Contur, conforme o texto recomendado pelo Conselho Estadual de Turismo, o qual é integralmente apoiado pela AMITur. E, ainda temos alertado: ‘Os Conselhos que deram certo foram os que seguiram dito modelo. Os que tentaram “melhorá-lo” acabaram indo para o ralo’.
Um bom Contur não muda a cidade de um dia para outro. Mas, se trabalharem direito, certamente trará progresso em todos os sentidos. Organizar o receptivo e transmitir boa imagem convidativa da cidade vai depender do Contur ao menos ter trabalhado na direção certa.
Há uma tendência no Governo do Estado e no Governo Federal de que, sem o funcionamento de um Contur, não se dará verba do Turismo, perigando até mesmo a verba do DADE (o que atualmente vem sendo burlado). Sem dúvida, atualmente a Secretaria de Turismo do Estado já não aprova Projetos que não tenham a aprovação do Contur local.

ESQUIANDO EM SÃO ROQUE

Pistas para quem deseja aprender esquiar, ou  pista com adrenalina para quem já sabe se equilibrar, você encontra na cidade de São Roque, no Ski Mountain Park, a poucos km da capital.
No meio da natureza e ar puro, o parque oferece ainda: teleférico, tobogã, bike, moto, arco e flecha, passeio à cavalo, playground, etc. Depois você pode curtir a gastronomia, lembrando estar na rota do Vinho. Informações (11) 4712-3299. 

A VEZ DE ROSANA
Uma das cidades do Circuito Turístico Oeste Rios e, também, a mais nova afiliada na AMITur, a cidade de Rosana quer o seu espaço no mapa do Turismo, até por ser a mais bela cidade do Pontal, onde o encontro dos rios Paraná e Paranapanema faz 'nascer' o Estado de São Paulo.
A sua Divisão de Turismo, Eventos, Cultura e Meio Ambiente, bem apoiados por sua prefeita, Aparecida Batista Oliveira, organiza-se com empenho. Está em andamento o projeto da construção de um Espaço Cultural, com Cine Teatro, Museu, Oficinas de Arte, Área de Eventos e outras mordomias para a população e para visitantes.
Rosana, que capricha até na decoração da entrada da cidade, e onde a Unesp de Rosana acaba de realizar a sua ‘Mostra de Projetos de Planejamento de Eventos’, recentemente teve o evento “Criança Ecológica”, realizado pelas Escolas da sua rede municipal de ensino, com palestras e trabalhos sobre o meio ambiente, envolvendo centenas de crianças interessadas. É assim que uma nova geração deve ser formada.  

ROTEIROS DE MERGULHO
A Fundação Florestal criou um Passaporte para Roteiros de Mergulhos que, depois dele todo carimbado, será um troféu entre as glórias de quem for o intrépido participante. O programa contém pontos de mergulho autônomo, em áreas de proteção ambiental de rara beleza. 
São os seguintes os oito belos roteiros: Ilhas Rapada, Ilha das Couves e Comprida (Ubatuba); Arquipélago da Ilha Anchieta (Ubatuba); Ilha Vitória (Ilhabela); Ilha de Búzios (Ilhabela); Canal de São Sebastião; Ilhas da costa Sul de São Sebastião; Parque Marinho da Laje de Santos; e, Ilha da Queimada Grande. Mais informações: (11) 2997-5000. 

BARROCO PAULISTA
Não obstante o “Barroco Mineiro” seja insuperável, nós temos cá o que pode ser considerado o maior patrimônio do “Barroco Paulista”, representado pela igreja NS Candelária, concluída em 1780 na cidade de Itu. Ela é assim considerada por seu conjunto arquitetônico, a talha, a decoração e os equipamentos. Seu altar mor é entalhado em madeira e tem colunas de sustentação no modelo salomônico. 
Em 1887 toda a frente do prédio ameaçava ruir. Foi quando o engenheiro Ramos de Azevedo fez a sua recuperação, acrescentando elementos neoclássicos. 
Na fachada há imagens vindas de Paris. Foi tombado pelo “Ipahn” em 1938 e o prédio sempre enfeita qualquer fotografia. Visite Itu. Você vai gostar.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 08/12/2009)

É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".