A ALTANEIRA SÃO CARLOS

A_Universidade_Federal_de_So_Carlos_est_num_local_agradabilssimoA progressista cidade de São Carlos está localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo e é dotada de diversas características que lhe dão um charme especial. Tem potencial industrial, patrimônio histórico, bom clima, é a capital da tecnologia e, ainda, oferece inúmeros atrativos turísticos.
A árvore símbolo de São Carlos é a araucária, incluída em sua bandeira e em seu brasão. Fato que até poderia ser mais explorado de forma 'marqueteira'.
Suas universidades e centros de pesquisa são reconhecidos pela excelência e diversidade. A Universidade de São Paulo (USP), com dois campi na cidade, junto com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferecem ensino gratuito e de qualidade e já incorporaram à história de São Carlos as suas contribuições à ciência e à capacitação profissional de milhares de alunos.

ALGUNS ATRATIVOS

Fazenda_Santa_Maria_do_Monjolinho_em_So_CarlosBosque Santa Marta e Bosque Cambuí são dois locais que agradam o visitante em São Carlos. O primeiro é um recanto de floresta tropical, o segundo uma grande área em recuperação. Com cerca de 700 animais há o Parque Ecológico, o qual oferece lazer e educação ambiental e é uma referência em pesquisas.
Um Horto Florestal, trabalhando na preservação de matas ciliares, tem uma trilha ecológica de 400m que permite a identificação de várias espécies arbóreas. Na UFSCar, por entre um bosque de eucaliptos, há o que chamam 'Pista da Saúde' com sinalização para os exercícios apropriados a cada 100m, num percurso total de 2.000 metros.
O Museu da Aviação, um dos mais recentes atrativos, ou a visita aos edifícios históricos também agradam, como é o caso do Palacete Conde do Pinhal, Palacete Bento Carlos, Palacete Visconde Cunha Bueno, Casa Euclídes da Cunha entre outros.
A imponente Catedral e a Praça dos Voluntários de 32, monumentos, fazendas históricas e outros atrativos estão à espera da sua visita. A cidade tem um eficiente Departamento de Turismo.

O "SPC&VB"

Isso quer dizer: São Paulo Convention & Visitors Bureau. O nome é registrado dessa forma porque se trata de um organismo que trabalha para trazer eventos do exterior para São Paulo. Daí porque não pode ter um nome tupiniquim e, sim, um idioma reconhecido internacionalmente.
É uma fundação sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, denominada juridicamente 'Fundação 25 de Janeiro'. Foi instituída em 1983 e este Colunista foi um dos que subscreveram a Ata de Fundação que teve a liderança de João Dória Jr., então presidente da Paulistur.
O SPC&VB tem como principal missão a promoção, captação, geração e incremento de eventos que aumentem o fluxo de visitantes para São Paulo. Conheça todos os segredos assistindo o seu Diretor Executivo, o competente Toni Sando, numa das palestras do Congresso do Turismo Paulista, em Junho próximo.

REPRESA GUARAPIRANGA

Navegando_na_Represa_Guarapiranga._Foto_Cecilia_Bastos_Jornal_da_UspSete novos parques foram construídos para dar mais opções aos freqüentadores da Represa Guarapiranga, essa que é uma das potencialidades turísticas da capital paulistana. Os parques são equipados com quadras esportivas, aparelhos para a terceira idade, e píer para pesca.
"- Isso, sem contar a recreação da própria represa, que é considerada a verdadeira praia do paulistano" – diz eufórico o Vereador Goulart, incentivador do turismo na capital e autor de vários projetos na região.
Guarapiranga é termo tupi que significa 'Guará Vermelho'. Trata-se de uma barragem iniciada em 1906 e terminada em 1908 para fornecimento de energia elétrica e, depois, para o abastecimento de água para a região. Atualmente, esse ícone natural paulistano é muito procurado por suas praias artificiais, e com destaque para o iatismo e os esportes de vela. Sediou os jogos Panamericanos de 1963.

UMA ROTA CLANDESTINA

Vem aí a "Rota Dória" como subtítulo de "Uma Rota Clandestina de Escravos".
Ela vai mapear os passos dos africanos em terras brasileiras e se junta, como peça do quebra-cabeça dessa parte da história, com registros arquitetônicos que se tornaram pontos de visitação, como o Casarão Senzala em Salesópolis e o Sítio Arqueológico em São Sebastião.
A Rota Dória deve-se ao Padre Manoel de Faria Dória que se propôs a criar novo caminho ao litoral, na época de São Paulo Província. A estrada foi fechada por motivos políticos e, então, passou a servir para o tráfico de africanos. Agora tudo tem importância histórica e cultural passando a ser um atrativo por lugares belíssimos.

EIS O NOVO ANO

Mais uma página que se vira em nossa vida, com boa leitura para uns e má leitura para outros. O que importa são as esperanças para um Novo Ano sempre melhor do que os anteriores. E nós desejamos que você tenha boas viagens e bons passeios durante o ano todo.

(Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –27/12/2011)