BROTAS TEM NOVIDADE

Brotas_agora_tem_parque_com_Wakeboard_um_circuito_com_cabos_motorizados._Foto_AventurahbrotasComo não se deve dormir sobre os louros conquistados, Brotas apresenta novas atrações através do Parque Aventurah!. Foi inaugurado o que chamam de "Circuito Cable", consistindo em cabos motorizados para a prática de diversas modalidades aquáticas onde você pode ser puxado mecanicamente em pranchas ou em bóias,
Os cabos têm o comando de profissional que determina a velocidade conforme a habilidade do praticante. Assim, o "wakeboard" é praticado em prancha especial com botas fixas, e o desafio é ficar em pé e fazer as manobras. Como tal, a brincadeira exige habilidade e, por isso, está disponível somente no formato 'aula' de 30 minutos no mínimo.

O PARQUE AVENTURAH!

É um Parque de Diversões instalado em Brotas, a capital da aventura. Reúne num só lugar tudo o que Brotas tem de bom. São diversas as atividades de lazer e aventura para todas as idades, e planejadas para o aproveitamento das belezas do local.
A estrutura oferece, ainda, parque infantil, piscina, toboágua, vestiários, lanchonete, prainha, arvorismo, arco e flecha, paintball, caiaques, rapel e trilha. Há ingresso ou convidativo passaporte.
Tem fácil acesso pela SP 225, uma rodovia duplicada que liga Brotas à cidade de Jaú. Na altura do km 143 há um trevo de acesso nos dois sentidos. Mais informações: (14) 3653-9146.

DINHEIRO PARA ESTÂNCIAS

Na semana que passou, o governador Alckmin liberou 71 milhões de verbas do Dade para 28 municípios. Entre eles: Águas de São Pedro ($238,2); Caconde ($949,2); Peruíbe ($71,5); Serra Negra ($798,5); Socorro ($350); São Pedro ($2,085milhões); Salto ($1,7milhão); Santa Rita do Passa Quatro ($2,024milhões); Águas de Santa Bárbara ($1,4milhão); Lindóia ($1,7milhão); e Monte Alegre do Sul ($1,6milhão).
Juntas, as cidades de Bertioga, Guarujá e São Vicente irão receber $25,9 milhões. Desde o início do ano, o Dade realizou 200 pagamentos às Estâncias paulistas, totalizando $145,2 milhões.
Que sejam bem usados para o Turismo, pois só para isso esse dinheiro todo é destinado. Nada mais.

CIRCUITO DAS FRUTAS

Desfile_de_charretes_na_Festa_do_Figo_em_Janeiro_em_ValinhosDesta vez, sob os cuidados profissionais da equipe da Marcela Moro, vimos as dez cidades do Circuito das Frutas realizarem uma boa promoção de fim de semana, no Parque da Água Branca, com seus bons produtos numa "Expo Feira" que a todos deve ter agradado.
É um Circuito turístico vencedor e cujo crédito deve recair sobre os produtores daquelas cidades. Eles se dedicaram mais do que ninguém e estão de parabéns. Você deve aproveitar os vários passeios da região.

O ARQUITETO URBANISTA.

O_Urbanismo_deve_comear_por_projetos_feitos_por_Profissionais_de_segmentoToda cidade deve ter um corpo técnico formado por esses profissionais. Eles trabalharão coordenados para atender as demandas de infra e supra estruturas urbanas. E as cidades maiores deverão ter as diversas modalidades da engenharia: Civil, Ambiental, Florestal, Agronômica, Hidráulica, Elétrica, Alimentos, Mecânica, Química, Geologia, etc., incluindo técnicos e tecnólogos de diversas modalidades.
Ao se entrar em uma cidade pode-se notar a sua capacidade de ter constituído, ou não, um corpo técnico dessa natureza. É notado se há acompanhamento de profissionais para elaborar o seu plano de crescimento e para idealizar obras e construção de lugares públicos, se há obras feias e mal acabadas, se representam a cultura local, etc.
Estas considerações são da arquiteta Walnice Helena Zuffo, Inspetora chefe do Crea-SP em Pôrto Ferreira; presidente da Assoc. Ferreirense de Engenheiros e Arquitetos; e Diretora Consultiva da AMITur, uma excelente professora no assunto.

O QUE É ÓBVIO

Junto com a maioria dos problemas que afligem as pequenas e medias cidades - e principalmente as metrópoles - existem os problemas que afetam diretamente as pessoas, decorrentes da incapacidade de se organizar urbanisticamente o espaço. O fato de se pensar no 'urbano' não significa que os problemas das cidades não existiam, ou que as soluções para eles sejam detectadas e sanadas.

PROFISSIONAIS DO SETOR

Os Arquitetos Urbanistas requisitados para as Prefeituras devem ser da melhor qualidade, aliás, tudo que é publico deve ser da melhor qualidade. O profissional não pode aprender a trabalhar dentro das prefeituras. Ele tem que entrar lá já com todo o conhecimento e a experiência do que existe de melhor!
Vejam a responsabilidade dos gestores! Se eles partirem para gerir as cidades com essa capacidade de formar um corpo técnico de qualidade, nunca mais as pessoas aceitarão o contrario! Os gestores certamente não terão necessidade de gastar nem um tostão para campanha política, pois a sua melhor campanha será os bons serviços públicos prestados.
Walnice Helena Zuffo irá falar mais sobre o assunto no próximo Congresso do Turismo Paulista, que acontecerá junto com o Salão São Paulo de Turismo nos dias 20, 21 e 22 de Junho de 2012.

(Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –19/12/2011)