ROTA QUEIJO E VINHO

Na_Rota_Queijo_e_VinhoBem próximo à Capital paulistana está uma "Rota Queijo e Vinho", que você precisa curtir, até porque este é um Estado pródigo em italianos. Esta recomendação tem por destino a Rodovia SP-105, entre a cidade de Serra Negra e a cidade de Amparo. Visite o Sítio Bom Retiro e o Sítio Chapadão. Em ambos, você vai se deliciar com a degustação.
No Sítio Chapadão (km 5,5) a queijaria é o forte. Os mais diversos tipos (especiais e tradicionais) estão à disposição para uma farta degustação em meio à beleza do lugar. Ali são produzidos queijos finos inéditos na região do Circuito das Águas Paulista, com a marca "Queijo da Fazenda", incluindo variedades provenientes de diversas partes da Europa, dos tipos: Saint Paulin, Gouda com Kümell, Boursin, Reino, Provolone, Parmesão, e outros. Aberto das 9h às 19h todos os dias.
No Sítio Bom Retiro (km 9) a família Carra produz artesanalmente as mais finas variedades de destilados, fermentados e derivados da cana e da uva. A Adega está em rústicas instalações bem preservadas, datadas do início da imigração italiana. Seus vinhos artesanais são produzidos com uvas selecionadas. Tudo isso num agradável ambiente rural.

NAS MONTANHAS

Estao_Engnio_Lefvre_com_bar_lojinhas_e_orqudeas_em_Santo_Antnio_do_PinhalOs que preferem o ar de montanha precisam aproveitar as vantagens de Santo Antônio do Pinhal, um lugar ótimo para lazer, descanso, sossego, natureza, trilhas, cachoeiras e mirantes. Doze pousadas e vinte restaurantes estão à sua disposição.
Nos primórdios, a cidade foi disputada pelas capitanias de São Paulo e Minas Gerais. Hoje, o seu maior atrativo é o clima frio dos seus 1143m de altitude. Os turistas ainda se deliciam com chocolates artesanais e outras iguarias próprias do lugar.
Mas, para você melhor curtir todos os segredos da cidade, entre em contato com a pioneira agência de receptivo da cidade (12) 9774-1354. Um variado leque de passeios está esperando por sua escolha.

LAZER, ÁGUA & SOL

Este é um resumo do que é oferecido numa bonita região localizada entre a Rodovia Castelo e a Raposo Tavares. Referimo-nos à Estância Turística de Paranapanema, um bom destino para a sua opção de lazer no Interior Paulista.
O nome provém do rio famoso que deságua na Represa Jurumirim, um lugar convidativo para a prática de esportes náuticos. Além disso, Paranapanema possui ótimos pontos para uma boa pesca esportiva em meio às paisagens de um autêntico paraíso ambiental. De quebra, você tem ainda inúmeras praias fluviais esperando por você.

HOLAMBRA II

A cidade de Paranapanema oferece, também, as visitas "saborosas" na Holambra II, onde pêssegos, nectarinas e ameixas estão ao lado das estufas e plantações de rosas, violetas, gérberas e azaléias. E você poderá usufruir várias opções de Turismo Rural.
Você será muito bem atendido pela "Saty Turismo" (14) 3769-1241. Igualmente, a eficiente Secretaria de Turismo local atende os visitantes (14) 3713-1407. Visite essa nova Estância Turística Paranapanema.

PICO DA BACIA

Serra_da_Bocaina_e_o_Pico_da_BaciaQuem gosta de caminhar subindo montanhas entende melhor o que diz José Milton, da MW Trekking: -"Para se sentir unido com tudo o que nos rodeia", -diz ele, que acrescenta- "A gente precisa ver o pôr do Sol do alto do Pico da Bacia, e, como brasas vivas jogadas ao chão, o Vale do Paraíba e a Via Dutra aos nossos pés!".
Os passeios guiados por ele se repetem todos os fins de semana, cada um em trilha diferente e, às vezes três opções para o mesmo fim de semana. Exemplos: "Cachoeira da Bocaina"; "Bocaina by Bike"; "Roteiro Clássico"; "Serra da Bocaina Aventura Especial"; "Trilha do Ouro"; "Centro Budista"; "Tranqüilidade na Montanha", etc. Viva essa emoção. Informações: (12) 9787-3269, Site: www.mwtrekking.com.br

AREIAS, UMA CIDADE HISTÓRICA

Uma de nossas cidades históricas paulistas, Areais oferece aos turistas que a visitam invejável potencial de belezas naturais e riquezas desde os tempos imperiais.
Suas fazendas, seus casarões e a sua cultura constituem um patrimônio que agrada os visitantes. Ali está uma ponta da 'Represa do Funil' oferecendo boa pesca e passeios náuticos. Mas, vale visitar a Igreja Matriz (1792), a Casa da Cultura (1825) ou a Cachoeira do Quilombo. A cidade já teve moradores ilustres.
Areias, que está 'Na Trilha para o Futuro', é uma das cidades do "Circuito Turístico Vale Histórico" e também cuidada pela Associação Caminhos da corte (Arcco).

LEMBRETE AOS DISTRAÍDOS

Assim a nossa Constituição em seu Artigo 180: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios promoverão e incentivarão o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico".
Nossas distraídas Autoridades deveriam ter consciência desta redação, respeitar a nossa Constituição que juraram cumprir, e aplicar o texto com todas suas as letras!

(Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –13/12/2011)