O JOIO E O TRIGO

Este__o_joio_erva_daninha_venenosa_que_se_parece_com_o_trigo_e_pode_compromet-lo_se_no_for_separado._Foto_WikipdiaEstá na hora de surgir alguma autoridade que tenha a capacidade de separar o joio do trigo, num país em que todos os dias os jornais publicam o 'avanço' no dinheiro público por parte de pessoas de todas as camadas e posições. Talvez o nome correto deles seja o de Ladrões mesmo!
Contudo, certamente existe um elevado número de pessoas corretas e honestas que, por esse fato, não são elogiadas. Se nós temos exemplos de maus políticos, na verdade há aqueles que são corretos. O fato é que não se deve generalizar.
O que se passa com as ONGs é uma calamidade, realmente. Porém, não são todas elas que procedem de forma safada e desonesta. Se nós temos um universo de 30.000 ONGs no país, não é justo que todas sejam acusadas pelo fato de apenas 30 delas virem a ser culpadas. Muito menos todos os Estados serem punidos por causa das falcatruas costumeiras que ocorrem principalmente no Maranhão e no Amapá.
Nesse ritmo, a presidência do Brasil, tendo apanhado meia dúzia de seus Ministros de calças curtas, então demitiria todos os seus Ministros? Não é porque se cassou um presidente da República que nós vamos acabar com todos eles!
Enfim, que sejam punidos os verdadeiros culpados. Que se demitam os corruptos. Que sejam cassados e presos todas aquelas autoridades coniventes. Que se exija a devolução de bens e valores correspondente ao que foi surrupiado, e daí por diante.
E, por querermos somente justiça é que nós precisamos de autoridades com competência para separar o joio do trigo. É o que falta!

CAMINHADA NO PARQUE

Caminhada_na_Mata_Atlntica_a_partir_de_CaraguatatubaQue tal uma caminhada no Parque Estadual da Serra do Mar? É o que está sendo oferecida pelo Núcleo Caraguatatuba, com fama de ter sido o primeiro do Litoral Norte e um marco na história da preservação da Mata Atlântica naquela região.
Entre as suas trilhas destaca-se a Trilha do Poção. Ela leva o visitante por caminhos de beleza impar, atravessando riachos e chegando a um poço natural para um refrescante banho.
A trilha tem nível moderado, e o passeio sairá de Caraguatatuba no dia 03 de dezembro, às 07 horas da 'matina'. Aproveite e vá junto. Outras informações: (12) 3904-2000.

MUSEU FERROVIÁRIO

A cidade de São Simão, na região de Ribeirão Preto, acaba de inaugurar o seu "Museu Municipal da Preservação Ferroviária de São Simão". Assim, a terra da Marcelo Grassmann passa a oferecer outro atrativo turístico, além dos que já possui.

CT2 FEZ SUA PARTE

Observatrio_com_o_segundo_maior_telescpio_em_Americana._Foto_Banco_de_Imagens_CT2O nome é uma abreviação do "Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia". Mas, não é apenas um nome. Fez, como ninguém, um excelente trabalho de união entre nove cidades, buscando extrair, de cada, o que de melhor pode ser oferecido para um turista.
Além de realçar os atrativos de cada cidade, montar um banco de imagens, ainda organizou quatorze roteiros entre as nove cidades, cujas diferentes histórias se misturam num só povo. Gentil e hospitaleiro.
E, na falta de excursões oferecidas em volume suficiente para atender o mercado (cadê os Operadores?), no caso do circuito CT2 o turista poderá ser "auto guiado".

A QUEM SE DEVE

Registre-se, no caso presente, que todo o sucesso se deve à Plan Consultoria, comandada pela Bacharela em Turismo e Mestre em Comunicação e Cultura, a Marcela Moro, também docente nas áreas de turismo, planejamento, turismo rural, de lazer, etc.
Marcela gerencia vários projetos de desenvolvimento turístico em várias cidades e regiões, embora seja presidente reeleita do Comtur de Jundiaí.
Ela, ainda, coordena o Programa de Turismo Rural Cooperado, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, é instrutora de Programa de Turismo Rural do Senar/SP, e muito mais, a ponto da recente Assembléia da AMITur aprovar um diploma de agradecimento por tão relevantes serviços prestados ao turismo do Estado e do país.

OS ROTEIROS

Parque_do_Engenho_Central_em_Piracicaba._Foto_Banco_de_Imagens_CT2Os roteiros do CT2 são os seguintes: (1) Caminho da Ferrovia, (2) das Águas, (3) das Etnias, (4) da Ciência e Tecnologia, (5) Caminhos Rurais, (6) Roteiro Gastronômico, (7) do Café, (8) dos Parques, (9) da Cachaça, (10) dos Museus, (11) da Arquitetura, (12) dos Botecos, (13) dos Institutos, e, (14) Roteiro das Compras.
As Agências de Viagens - principalmente as da Capital - deveriam se dedicar algo mais nesses bons roteiros que, afinal, são próximos de São Paulo e satisfazem plenamente o que o paulistano almeja.
Um programa de sexta, sábado e domingo, terá inúmeros atrativos, terá custos baixos e os preços acessíveis a um grande número de pessoas, além do que (como fazíamos na Nivamar Turismo) o mesmo cliente comprará neste caso várias vezes a mesma região, apenas pelo fato de dormir, passear e comer em lugares diferentes a cada viagem.

(Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –14-11-2011)