EXPOFLORA 2011

Fanfarra_Amigos_de_Holambra_indispensavel_durante_a_ExpofloraNeste ano a festa acontece até o dia 25 de setembro. É mais uma edição para os olhos e para o espírito que está comemorando 30 anos de realizações. Sempre com inúmeras atrações, passeios organizados, comidas típicas, etc. Informações (19) 3817-2228.
Você pode aproveitar para visitar o "Museu Histórico e Cultural de Holambra", no centro da cidade, que expõe a sua história através de um acervo de duas mil fotos, réplicas de casas de pau-a-pique e alvenaria da época, devidamente mobiliadas, objetos, maquinarias e tratores utilizados pelos imigrantes.

CIDADE DAS FLORES

Este é um dos títulos pelo qual Holambra também é conhecida. O cultivo de flores teve início timidamente em 1951, com a produção da Palma de Santa Rita, mas só na década seguinte a cultura se expandiu.
A cidade teve o seu início em 1948 quando uma liga de agricultores católicos da Holanda comprou terras no Brasil para instalar as suas gerações que precisavam de novos espaços após a Segunda Guerra Mundial.

OUTROS TÍTULOS

Holambra é uma das cidades brasileiras com o maior índice de qualidade de vida e um dos roteiros turísticos do Estado de São Paulo. Há dados confirmando ser uma das cidades mais desenvolvidas sócio-economicamente de todo o Estado de São Paulo.
E, como todos sabem, a cidade ostenta o título de maior produtora e centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do país, com justa fama internacional.
Holambra vem se desenvolvendo rapidamente em muitas frentes sem perder as suas características principais, o charme, arquitetura e a
tranqüilidade comuns às cidades européias. Visite Holambra!

AMERICANA (SP)

Portal_de_Americana_foto_Marlia_PierreA cidade é importante centro têxtil, possuindo quase 500 fábricas de tecidos e derivados. Produzem perto de 150 milhões de metros a cada mês! Localizada junto à Via Anhanguera, está próxima do pólo petroquímico da cidade de Paulínia, do gasoduto Brasil-Bolívia e do início do sistema fluvial do Tietê.
Os tecidos trouxeram as bordadeiras e estas o artesanato. Agora a cidade de Americana já conta com serviços de gabarito no setor e onde o Turismo pode sobressair-se. Reconhecida, anos atrás, como prioritária para o desenvolvimento do turismo, busca atingir o ponto desejado.

O SEU INÍCIO

Exposio_de_Orqudeas_uma_das_atraes_da_Casa_da_Cultura_de_Americana_foto_marlia_PiereA cidade de Americana registra a imigração de norte americanos no setor agrícola após 1865. Já em 1887 chegaram os imigrantes italianos na lavoura e na indústria têxtil. Depois, os alemães com sua mão de obra especializada. A partir de 1930 um grande número de pequenas empresas têxteis começou caracterizar aquela cidade que, assim, passou a ser conhecida como a Capital do Rayon.
Um vasto e rico arquivo de documentos oficiais, como a fundação de sua primeira tecelagem, a inauguração de Estação Ferroviária pelo Imperador Pedro II, entre outros, estão à disposição de estudantes e historiadores em exposição permanente.
Por sua vez, há um Museu Histórico e Pedagógico aproveitando uma antiga fazenda. O próprio prédio é uma atração, pois foi construído em taipa de pilão e com fundações em madeira de lei. A cidade tem uma das mais intensas programações culturais do país. Seu Comtur tem muito a fazer. Outras informações: (19) 3408-8010.

A CIDADE DE QUELUZ

Queluz teve a sua origem interligada a Lorena no povoamento daquela região extrema do leste do Estado. Tornou-se cidade em 1876. O nome é homenagem ao solar português onde nasceu Dom Pedro II.
A riqueza da cultura do café deixou importantes marcos rurais, como as sedes das fazendas: São José, Restauração, Bela Aurora, Regato, Cascata, do Sertão, etc., todas elas testemunhas da nossa história.
Um dos destaques é o 'Prédio do Desque', construído em 1830 no estilo barroco. Hoje é a sede das Secretarias de Educação, Cultura e Turismo, da Biblioteca Municipal e do Museu Malba Tahan, o grande escritor e matemático, autor de vários livros de sucesso mundial. Queluz é uma das nossas graciosas "Cidades Históricas Paulistas".

INSTITUTO ARRUDA BOTELHO

Projeto_Demoiselle_do_Instituto_Arruda_BotelhoÉ uma ONG que promove a preservação ambiental e do patrimônio histórico e artístico do país, o desenvolvimento social e a difusão cultural no Brasil e no exterior.
Criado em 1994, o IAB atua em um conjunto de ações de interesse público e desenvolve, com parcerias, projetos nas áreas: ambiental (Criadouro Conservacionista): social (Projeto Robalo): preservação de patrimônio histórico-cultural (Projeto Casarão Bento Carlos): e, aviação (Projeto Demoiselle e Projeto Bleriot).
Tais projetos são iniciativas que refletem os seus objetivos em colaborar com causas de grande importância para o fortalecimento da identidade e do bem estar de pessoas e instituições envolvidas, preservando os recursos naturais em diversas regiões do país.

(texto de Jarbas Favoretto. MTb 32.511 – Em 05/09/2011)