NO CAMINHO DE XIRIRICA

Casa_de_Pedra_em_Xiririca_Pariquera-AuOs portugueses partiam de Cananéia e Iguape em direção à Xiririca. O trajeto era longo e muito difícil exigindo um ponto de parada para descanso. O local escolhido ficava às margens do rio Pariquera-Açu, logo se transformando numa pequena aldeia (hoje com 400 km2).
Um século depois, programas do governo criaram núcleos de imigração, com colonizadores italianos, alemães, húngaros e poloneses, que chegaram em 1895. A cidade foi batizada em 1935.
Hoje, com 400 km2, Pariquera-Açu oferece agradáveis passeios por piscinas naturais e por matas deslumbrantes. Há o Parque Estadual de Campina do Encantado, também chamada de Floresta Mágica, com trilhas ecológicas, sambaquis, bromélias, orquídeas e outras raridades da Mata Atlântica. Programe conhecer um dia esse interessante lugar.

VOUCHER EM SALESÓPOLIS

A_agradvel_Estncia_Turstica_de_SalespolisA cidade de Salesópolis, onde nasce o Rio Tietê, é pioneira entre nós da adoção de "Voucher Único" para atender os seus visitantes. Com isso, fica bem organizado o atendimento ao fluxo de turistas, garantindo mais segurança por todo o tempo e, também, uma sábia maneira de impedir eventuais ações predatórias num lugar cujo patrimônio natural é de beleza pura, até pelo fato de 98% da área do município ser protegida pela Lei dos Mananciais.
O "Voucher Único" é adquirido por pessoas ou grupos que vão visitar Salesópolis em ônibus, micros ou vans. Os turistas são atendidos por Guias credenciados e capacitados, pois tudo é feito com a orientação do Comtur e apoio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente da cidade.
Essa modalidade de voucher, iniciada pelas Agências de Receptivo da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, tem agora em Salesópolis a sua co-irmã paulista e que merece o máximo sucesso.

PASSEIOS PELA ESTÂNCIA

Situada a apenas 96 km da capital e encravada na Serra do Mar, a cidade de Salesópolis é uma das nossas Estâncias oficiais e oferece inúmeros passeios, além de você visitar o exato local da nascente do famoso rio dos paulistas.
A Usina-Parque, construída em 1912 (a primeira do Tietê) possui um museu onde se destaca uma turbina literalmente cortada ao meio para todos verem como ela é por dentro. Há passeio na Barragem da Ponte Nova, onde se localiza o Radar Meteorológico. E há o Mirante da Torre.
O antigo mercado foi muito bem adaptado para você escolher o que levar entre inúmeros produtos artesanais. A senzala em "taipa de pilão" que utilizavam na "rota do sal" também está no rol de visitas. Visite Salesópolis e, de preferência, contate antes uma das Agências locais.

ESTÁGIOS 2011-2012

O Governo do Estado de São Paulo abriu inscrições para alunos de nível superior, médio e técnicos na administração pública para estagiar em órgãos e entidades do Estado.
Estão sendo oferecidas 9.404 vagas em diversas cidades, estejam os alunos cursando escolas públicas ou privadas.
As inscrições vão até o dia 11 de Agosto. Basta acessar o site da Fundap, Fundação do Desenvolvimento Administrativo, órgão ligado à Secretaria de Gestão Pública (link "Programa de Estágio"). Taxa de R$15,00 e provas em 4 de setembro.
Outra facilidade: As provas serão realizadas em 44 cidades do nosso Interior para maior comodidade dos interessados.

DUPLICAÇÃO DA RAPOSO

Pista_dupla_da_Raposo_para_voc_chegar_mais_tranquilo_at_a_Praa_Aparecida_em_ItapetiningaJá que falamos em Governo do Estado, acabam de ser iniciadas as obras de duplicação da Rodovia Raposo Tavares, entre Araçoiaba da Serra e Itapetininga. Serão investidos 195 milhões de reais.
Além dos comerciantes e dos produtores da região, o Turismo também agradece. A região é belíssima!

 

 

AZUL EM MARÍLIA

O mês de julho começou bem para a cidade de Marília como início dos vôos que a ligam à Viracopos. Serão três vôos diários. Para as compras antecipadas das passagens o preço é de R$79,00.
Marília é a quinta cidade do Interior paulista atendida pela Azul Linhas Aéreas. As outras são: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba. Em Viracopos há conexões para outras 38 cidades do Brasil. Consulte o seu Agente de Viagens.

EXPOSIÇÃO NA SALA SÃO PAULO

Prdio_da_antiga_Sorocabana_hoje_Secretaria_da_Cultura_onde_est_a_Sala_So_PauloUma interessante exposição sobre patrimônios culturais da metrópole paulistana está sendo realizada na Sala São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura, reunindo imóveis tombados pelo Condephaat.
- "As imagens e textos expostos contribuem para tornar os bens tombados mais conhecidos, admirados e preservados, mantendo vivas as memórias e histórias", disse o Secretário da Cultura Andrea Matarazzo, que conclui: - "E, ainda, nos ajudam a compreender o nosso presente e a construir o nosso futuro."
Exposição aberta até o dia 17/9/11 na Pç. Júlio Prestes, com entrada grátis pela Rua Mauá, 51, no Bairro da Luz, na capital Paulistana, próximo da Pinacoteca do Estado e do Museu da Língua Portuguesa.

 

(texto de Jarbas Favoretto. MTb 32.511 – Em 12/07/2011)