BALONISMO

Balonismo._Destaque_Air_BrasilA Copa Brasil de Balonismo terá uma das suas etapas na progressista cidade de São Carlos nos dias 2 e 5 de Junho. O evento também é uma preparação para o Campeonato Brasileiro de Balonismo que se realizará nos dias 20 e 26 de junho na cidade de Rio Claro.
São Carlos aproveitará o evento para provar que poderá sediar as provas do Campeonato Mundial brevemente. Aliás, a cidade já apresentou a sua candidatura para o ano de 2014. É o tipo de competição que atrai turistas do mundo inteiro.

CIRCUITO CULTURAL

Atrações culturais gratuitas são apresentadas pela Secretaria de Estado da Cultura por todo o nosso Interior e Litoral. São 140 espetáculos de teatro, música, dança e circo em setenta municípios que recebem os eventos de maio e junho em parceria com as suas respectivas prefeituras.
O programa está em seu quinto ano e promoverá, ao todo, cerca de 700 atrações durante oito meses de atividades, tendo como objetivo proporcionar a diversos públicos o acesso a espetáculos culturais.

RIO PRETO

Praa_Rui_Barbosa_em_Rio_PretoCriada em 2001, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo da cidade de São José do Rio Preto vem incentivando o turismo da cidade e da região, já tendo implementado projetos nesse sentido.
Até a revitalização do Calçadão central com nova rede de água vai colaborar para um novo retrato do centro, melhorando para a sua população e agradando aos visitantes.
O turismo religioso é outro item cuidando da preservação da cultura e tradições regionais. Foi criado o "Caminho do Padre Mariano" para relembrar o percurso que o referido padre fazia a pé, e em cujo trajeto já reuniu mais de mil fiéis em sua caminhada.

BOZO D'ÁGUA

A cidade de Brotas criou o seu turismo. O seu turismo criou práticas esportivas, As práticas esportivas de Brotas criaram a Equipe Bozo d"Água. E a Equipe Bozo d"Água acaba de tornar-se Tetracampeã da Eurocopa de Rafting em competição realizada na Áustria, em Maio.
Detalhe: Havia duas categorias. Uma com 4 atletas no bote e outra com 6 atletas no bote. A Equipe Bozo d'Água concorreu nas duas categorias e venceu as duas categorias. Todo o trade do turismo parabeniza os atletas brotenses.

O PICO DO URUBU

Parapente_no_Pico_do_Urubu_em_Mogi_das_CruzesQuatro amigos voadores de Asa Delta fundaram no ano de 1988, em Mogi das Cruzes, o "Mogi Clube de Voo Livre". O objetivo foi o de divulgar o esporte. Mas, o fato é que se tornou também um atrativo da cidade. Inicialmente construíram uma rampa de madeira lá no alto do Pico do Urubu que, depois, foi substituída por uma rampa de concreto.
Os apreciadores da modalidade agora sabem que podem contar com Mogi das Cruzes que, aliás, também é um bom programa para um passeio no Trem Turístico que funciona a partir da Estação da Luz.
A Prefeitura local mantém um eficiente Departamento de Turismo para atender os visitantes.

A PRINCESA DA NOROESTE

Assim ficou conhecida a cidade de Lins, surgida no cruzamento de uma trilha de índios, entre o Rio Tietê, o Rio Dourado e a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Hoje, a cidade respira progresso e sua gente se organiza para oferecer aos visitantes uma agradável acolhida.
Na cidade de Lins tem um "resort" com um parque aquático de águas termais e o que deve ser a maior piscina em hotel do Brasil, com 2.800m2.
Aliás, consta que quando da sua construção ficou compromissada também a construção de um balneário termal por parte da hotelaria, mas nada mais se falou a respeito. Alguém sabe como está o assunto?
Há locais agradáveis na cidade como o Porto Atalanta, um bar flutuante. Estão ao alcance dos turistas passeios de lanchas aproveitando águas do seu rio generoso. Conforme a época da sua visita, consulte os possíveis eventos da ocasião. Visite Lins.

O IMPORTANTE ARTESANATO

A "Sutaco" é a coordenadora do Programa de Artesanato Brasileiro e a sua missão é apoiar os núcleos de produção e a comercialização artesanal. A sua sede é na Rua Boa Vista, 170, 3º andar, em São Paulo.
O Estado paulista é onde se concentra o artesanato de todas as regiões do Brasil, bem como expressões culturais únicas, fruto da tradição e da miscigenação.
São milhares de artesãos que, trabalhando individualmente, em grupos familiares, em associações ou em cooperativas têm a atividade artesanal como principal fonte de renda e, às vezes, a única fonte.
Com o objetivo de atender as necessidades e outros anseios destes profissionais, a "Sutaco" vem desenvolvendo ações e prestando serviços cujas metas visam organizar e a fortalecer essa atividade que integra a economia local, com relevância e magnitude, além de revelar e preservar a cultura e a tradição do nosso povo. O Turismo agradece!

(texto de Jarbas Favoretto. MTb 32.511 – Em 24/05/2011)