ROSA DOS VENTOS

Rosa dos Ventos, Morro da Urca, no Rio. foto  Valéria del Custo.Também era chamada de "Rosa dos Rumos".
É aquela estrela de quatro pontas que indica os pontos cardeais e, às vezes, ainda com os pontos intermediários. Trata-se de algo que os responsáveis pelo turismo de uma cidade precisam ter em mente, pois ela tem mais importância do que parece.
De qualquer visitante de uma cidade, principalmente os que sobem num ponto mais elevado, sempre se ouve a pergunta: "- Para que lado fica o Norte? Para que lado fica o Sul?"
Nós, que estudamos todos os detalhes do Turismo, partimos do princípio de que, se desejamos agradar alguém precisamos, antes, saber o que é que lhe agrada.
E respondendo àquela pergunta através de uma "Rosa dos Ventos" pintada ou cravada no chão já é uma garantia a mais.

NA PRAÇA DA SÉ

Marco Zero, Praça da Sé, em São Paulo.No Marco Zero da capital paulistana, na Praça da Sé, tem uma "Rosa dos Ventos" encravada no chão, em frente à catedral. É comum você ver ali visitantes satisfazendo tal curiosidade.
No alto do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, um artista plástico reproduziu a mesma "Rosa dos Ventos" da carta de navegação de um cartógrafo do século XVI. Não há quem não a admire! Assim, cabe aqui uma pergunta para você responder:
"- E na sua cidade?"

CIRCUITO ESPELHO D'ÁGUA

Santa Fé do Sul no Noroeste Paulista.Uma das novidades apresentadas em anterior Salão São Paulo de Turismo vai se repetir no evento desta semana. É 'Circuito Espelho D'Água', composto pelas cidades de Rubinéia, Santa Clara D'Oeste, Santa Rita D'Oeste, Santa Fé do Sul e Três Fronteiras.
É uma região belíssima e convidativa no Noroeste do Estado de São Paulo, onde as águas do rio Grande e do rio Paranaíba se encontram para formar o rio Paraná e, com isso, proporcionam o encontro de três Estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
José Beto, de Santa Fé do Sul, em entrevista ao Jornal de Rubinéia disse:
"- A participação de Santa Fé no Salão São Paulo de Turismo é muito relevante, pois divulgamos a nossa cidade e todo o potencial regional, oferecendo ao turista a oportunidade de permanecer mais tempo na região". - Afirma ele, que completa: - "A nossa Estância turística tem como meta participar do Salão São Paulo de Turismo todos os anos".

UM ÓTIMO CONGRESSO

Símbolo do congresso do Turismo Paulista.O Congresso do Turismo Paulista deste ano terá um seleto grupo de profissionais de alto gabarito que estarão transmitindo segredos e ensinamentos para um melhor desempenho daqueles que, de alguma forma, estão ligados aos diversos segmentos do turismo.
O interesse de pessoas de todo o Brasil, que já se inscreveram, nos mostra que esse 18º Congresso se fez respeitar pela alta qualidade de suas apresentações, graças ao gabarito dos palestrantes.

QUANDO?

Salão São Paulo de Turismo, de 19 a 21 de junho de 2018. Dias 19 a 21 de junho o Congresso será das 10h às 18h.
Como se sabe este é um evento que acontece nas dependências do Salão São Paulo de Turismo, o mais eficiente canal de negócios entre as cidades paulistas e os profissionais do turismo.
Apareça! Será no Centro de Eventos São Luís, situado na rua Luís Coelho 323, entre a rua Bela Cintra e a rua Haddock Lobo, uma paralela com a Av. Paulista, bem pertinho da Estação Consolação do Metrô da Linha Verde e da Estação Paulista do Metrô da Linha Amarela..

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – junho/2018)