E O TURISMO EM BICICLETA ?

Paris, Excursões em bicicletas.. Eis aqui mais um segmento para explorarmos no turismo tupiniquim. Isso mesmo: Turismo em Bicicleta! Ao menos, naquelas nossas cidades que são perfeitamente planas!
Afinal, "Mountain Bike" é bom esporte, mas passeio é outra coisa.
Foram montadas em Paris e arredores quatro excursões desfrutadas em bicicletas. E os comentários nos dão conta de ser uma fabulosa maneira de ver Paris. Num dos roteiros os Guias levam os turistas a visitar Paris durante o dia (em 4 horas). À noite, um roteiro diferente (de 5 horas). Apenas a Torre Eiffel e o Louvre estão em ambos.
A terceira excursão oferecida em Paris vem a ser a melhor maneira de conhecer todo o 'Château' de Versalhes, o Grande Trianon, o mercado de Versalhes, incluindo um piquenique ao longo do grande canal (leva sete horas).

MAIS PARIS EM BICICLETA

É óbvio que não faltarão fotos com bicicletas em Paris.A quarta opção de turismo em bicicleta em Paris, também de sete horas e com piquenique, é uma visita ao reino de Monet, Casa de Monet, Jardins de Monet, etc.
Se você gostou e quer mais, saiba que as Agências de Viagens parisienses ainda te oferecem uma excursão de bicicletas de três dias inteiros (Arles, Avignon, Aix-em-Provence).
Isso posto, agora só queremos saber quem é que vai organizar os roteiros de bicicleta em nossas cidades planas. Ou, ao menos queremos saber quem começará a estudar o assunto.
Alguma Agência de Viagens interiorana? Podem contar com o nosso apoio e adequada divulgação. E, certamente, da Secretaria Estadual.

MERCADO MUNICIPAL PAULISTANO

O principal Mercado paulistano. Foto Ken Chu..Um badalado ponto de visitação na capital paulistana é, sem dúvida, o seu principal Mercado Municipal. Não só pela infinita variedade de produtos, muitos importados. Também por seus pastéis e diferenciados sanduiches de mortadela, num agradável ambiente para bebericar.
O prédio, projetado por Francisco Ramos de Azevedo em 1926 e inaugurado em 1933, ocupa área de 12.600 metros quadrados. Seus 1500 funcionários, em quase 300 boxes, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentes por dia. Sim, por dia.
No momento, a administração do Mercado deve ser passada para a iniciativa privada através de leilão. Mas, seja lá do que o jeito que for, é importante saber que as delicias ali continuarão para gaudio de todos.

DE CARIOBA À AMERICANA

Portal da cidade de Americana.  Foto Paulo Li..Os fazendeiros de café da região, os quais construíram a ótima Cia. Paulista de Estrada de Ferro, estavam ao redor da cidade de Americana e sucederam às primeiras culturas de cana de açúcar e aguardente.
Nos idos de 1875, com a presença do Imperador D. Pedro II eles inauguraram a sua importante Estação Ferroviária.
Já naquela época, a imigração norte americana trouxe um grande desenvolvimento com o cultivo do algodão, seguido dos imigrantes italianos (1887) com a indústria têxtil e, ainda, dos imigrantes alemães que impulsionaram a industrialização.
Na mesma época, um engenheiro norte-americano associado a brasileiros, criou a nossa primeira fábrica de tecidos de algodão, a Fábrica de Tecidos Carioba. Ela foi importante para o desenvolvimento da "Vila dos Americanos" que depois se tornou a cidade de Americana.

CAPITAL NACIONAL DO TECIDO

Antiga Estação Ferroviária, hoje Estação Cultura, em Americana. Foto Paulo Li..Atualmente, com o remanescente da Fábrica Carioba, que hoje pertence à Prefeitura, a cidade de Americana é importante foco de investimentos, destacando-se como um dos principais pólos fabricantes de tecidos planos de fibras artificiais e sintéticas da América Latina.
Com muita história na sua cultura, a Prefeitura de Americana agora se preocupa com o seu Turismo. E já começa por seu Complexo Ecológico Municipal formado por um Parque Ecológico, um Jardim Botânico e Viveiro. As três unidades numa área de 210 mil m2.
Um Zoo abriga 500 animais de uma centena de espécies. O Jardim Botânico possui milhares de mudas, nativas e exóticas. Há jardins temáticos. Possui espelho d'água, estação de ginástica, playground, etc.
No Horto as mudas de árvores e arbustos ali produzidas abastecem as praças e jardins da cidade e são fornecidas, por ora, gratuitamente. A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Americana está à sua disposição para demais informações. Fone: (19) 3408-4800.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – julho/2017)