100 ANOS DE EFCJ

Parada Damas em Campos do Jordão. É uma longa história, claro, gerada durante uma centena de anos de operações naquele que é um dos mais agradáveis trechos ferroviários do país, entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão.
Falamos da Estrada de Ferro Campos do Jordão que, para marcar solenemente a sua data festiva, teve na sua gestão de 2011 a 2014 uma das mais elogiáveis e mais eficientes que se tem notícia.
Neste ano de 2014 terá transportado quase meio milhão de passageiros. Já tivemos 272.429 passageiros desde janeiro deste ano até fins de julho.
Com essa preocupação e mais a comemoração do centenário, nós tivemos por parte da Administração da EFCJ reformadas todas as paradas e todas as Estações, entre outras providências.

INFRAESTRUTURA

Colocação de contratrilhos para aumentar a segurança dos trens.Obras que não se vê, mas de suma importância para o bom funcionamento dos trens que vão de Pindamonhangaba até Campos do Jordão, foram executadas pela atual gestão.
Sabe-se lá o que é a troca de 11.800 dormentes ao longo da linha? Ademais, tivemos a colocação de novos lastros, e a construção de canaletas de drenagem para maior proteção por onde os trens passam.
Foram feitas diversas intervenções de contenção de encostas. Até contratrilhos foram instalados onde recomendáveis.
Assim, todos os cuidados técnicos para uma boa conservação, manutenção e prevenção foram adotados.

TUDO RENOVADO

A Estação de Embarque em Pindamonhangaba também foi restaurada,Os trens, as automotrizes, tudo foi reformado no sentido de oferecer aos passageiros as comodidades num visual agradável.
O vagão que desde os anos 90 estava em frente à Secretaria de Turismo de Campos do Jordão foi reintegrado e acoplado novamente à sua locomotiva original, uma das mais antigas da ferrovia.
E a Estrada de Ferro Campos do Jordão ainda cuida do Teleférico que recebeu nova iluminação ornamental passando, assim, a também operar no período noturno. Ela também cuidou da limpeza e nova urbanização do Lago do Pedalinho. Enfim, uma gestão de parabéns!

PORTAL DE TURISMO RURAL

A Fundação Fórmula Cultural, uma ONG sem fins lucrativos com sede em Pindamonhangaba, lançou um portal de turismo rural que pode ser acessado pelo www.triprural.org.br
Com isso, ele presta serviço informativo e ainda busca produtores rurais, artesãos, pequenos criadores e informais para a total integração.
Um mapa permite localizar e encontrar qualquer ponto a visitar, dias e horários de atendimento, os seus contatos e demais detalhes.
"- Somos a prova real de que o turismo Rural pode gerar oportunidades para muitos" – nos diz Regina Midori, membro da Fundação, que acrescenta: "- Inclusive para nós, uma entidade cultural sem qualquer relação direta com as mais comuns atividades como a hotelaria, a gastronomia e o transporte".

CULTURA EM BATATAIS

Orquestra Sinfônica em noite de festa, em Batatais. A Estância Turística de Batatais, uma agradável cidade a 368 km da capital, também se destaca por suas realizações culturais.
Recentemente, o Coreto da Praça da Matriz foi completamente restaurado e, mais do que isso, houve a instalação de novas luminárias, as quais resgatam o tipo de iluminação original na praça que é referência daquela comunidade.
A Secretária de Cultura, Alessandra Baltazar, aproveita aquele espaço para presentear ao publico excelentes apresentações de orquestra sinfônica em noites enluaradas. Queres mais que isso?

MOSTRA DE MUSEUS

Num só lugar, numa só dia, das 10h às 17h, você terá à sua disposição nada menos do que 18 (dezoito) museus juntos, com intensa programação com mais de 40 atividades simultâneas e gratuitas. Será no dia 08 de novembro, ao lado do anfiteatro do Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
É uma proposta da Secretaria da Cultura do Estado, com o objetivo de conquistar a população para esses espaços culturais. Os visitantes terão o contato com toda a diversidade do patrimônio cultural existente nos museus cuidados pela Secretaria da Cultura.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –28/10/2014)