MOSTEIRO SÃO BENTO

Mosteiro de São Bento, na capital paulistana.Quando você estiver em nossa Capital, arrume um tempo para visitar o Mosteiro de São Bento, ao lado da Estação do Metrô com o mesmo nome, em pleno centro da cidade.
O prédio do Mosteiro é a quinta reconstrução da atual Abadia. A última iniciada em 1911 e finalizada em 1922. Sua arquitetura é no estilo eclético e com elementos do neogótico.
Entre as pinturas, esculturas e vitrais existentes, nós destacamos o Crucifixo barroco, de 1777. Você pode ver uma imagem portuguesa da N.S. da Conceição, datada do século XVII.
Há, também, o Ícone da Virgem de Kasperovo, de 1893, que foi trazido por russos que aqui chegaram fugindo da revolução socialista. Esse Ícone é incrustado de rubis, de turquesas e de 6.000 pérolas do Mar Negro. Sua beleza é indescritível!
Recomendamos assistir a uma de suas missas e cerimônias acompanhadas dos famosos Cantos Gregorianos. Este é outro espetáculo que não se pode perder, dos muitos que temos em nossa capital para oferecer aos visitantes.
Outras informações sobre este e outros roteiros pelas mãos de competentes Guias de Turismo: (11) 3151-5665 ou (11) 9.9253-8846.

UM TRABALHO INTEGRADO

Estivemos assistindo a apresentação de um 'Trabalho Integrado Multidisciplinar' realizado por alunos quartanistas de turismo da Universidade São Judas Tadeu, e que foi feito na cidade de Piracaia.
Trinta e três alunos se debruçaram no assunto por mais de um ano, e terminaram por fazer um excelente levantamento, um inventário com diagnóstico e sugerindo os melhores caminhos.
Um trabalho de altíssimo valor feito por pessoas que estudaram dezoito matérias por 4 anos e deram rumos certos a serem seguidos. Apenas estranhamos não haver entre os 500 espectadores presentes uma só pessoa da cidade beneficiada, a Piracaia.

OS BASTIDORES

Foi montada por alunos da Universidade São Judas Tadeu uma firma de consultoria turística fundamentada nos princípios e normas das leis do Ministério do Turismo, e comprometida com a boa qualidade no turismo em todos os seus detalhes.
Sob a orientação de competente quadro de professores, os alunos levantaram as potencialidades do município e, principalmente, das ações que se fazem necessárias para quem ainda não tem uma identidade turística, onde as pousadas têm difíceis acessos, onde falta manutenção adequada no seu Parque Ecológico, e assim por diante.
O gráfico estatístico apresentado foi completo numa cidade que quer ser de interesse turístico, mas que não tem um serviço receptivo e com o comércio fechado nos fins de semana... Pode?

A IMPORTÂNCIA DOS BACHARÉIS

Formandos em Turismo são agora requeridos.Os nossos bacharéis de turismo ou turismólogos, com os seus professores de alto gabarito, estão a nos garantir ótimos profissionais para gerir os rumos do turismo em nossos municípios.
Acabou aquela praga que tínhamos quando os prefeitos nomeavam os 'fogueteiros' da campanha para cuidar do 'esporte e turismo'. Geralmente os 'fogueteiros' eram 'pernas-de-pau' nos campos e de turismo só entendiam de 'farofeiros'.
Hoje o turismo está nas páginas de economia, de desenvolvimento, de negócios, além do lazer que sempre os acompanham. Hoje o mais importante é as nossas prefeituras contratarem essas moças e rapazes formados em turismo. Essa é a receita do sucesso.

CIDADES DE INTERESSE TURÍSTICO

Por citar as cidades de Interesse Turístico, temos a registrar o enérgico pronunciamento do Deputado (reeleito) Sebastião dos Santos na tribuna da Assembléia Legislativa, dia 21 deste, reclamando que o Colégio de Líderes está retendo a aprovação do projeto de lei (PL-032) que vai beneficiar 140 cidades do Estado de São Paulo.
Afinal, trata-se de um projeto inicial do Deputado João Caramez em 2002, com novo formato em 2012, encampado por governador Geraldo Alckmin e encaminhado recomendando a sua aprovação.
Queremos saber quais são os Deputados que estão retendo o desenvolvimento econômico e social de cento e quarenta cidades do nosso Estado!

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –21/10/2014)