EM MONTEIRO LOBATO

Símbolo do Festival de Literatura Infantil.A cidade de Monteiro Lobato, encostada em São José dos Campos, está apresentando o seu 5º Festival de Literatura Infantil, em quatro dias de intensa programação cultural repleta de ótimas atrações, desde exposição de livros até espetáculos teatrais.
Vários escritores e gente famosa presentes dão colorido especial em mais uma realização da prefeita Daniela de Cássia, que vem se esforçando para colocar a cidade de Monteiro Lobato no mapa do turismo paulista, pois essa simpática cidade tem tudo para crescer em atrativos turísticos. Visite a cidade de Monteiro Lobato.

NOVO HORIZONTE

Os caminheiros se preparam em Novo Horizonte.Uma doação de terras e uma igrejinha com construção iniciada em 1895 foi o que deu origem à cidade hoje chamada Novo Horizonte, no norte do Estado de São Paulo, a 410 km da capital.
Atualmente, Novo Horizonte se esmera no turismo rural e turismo ecológico, revelando nisso um grande potencial. Seu dedicado Departamento de Turismo também tem feito esforços em programar eventos que estão se tornando referências da cidade.
No que chamam de Parque do Cavalo são realizadas boas 'provas dos três tambores'. Também foi criada a 'NH Tietê Adventure', uma prova de triathlon que atrai muita gente. E, as caminhadas de turismo ecológico que têm se repetido com sucesso.

PAÇOCA CASEIRA

A paçoca caseira de Novo Horizonte surgiu há 30 anos e era vendida por seu produtor em carrinho de pipoca. Hoje, uma empresa familiar é cuidada por descendentes. O amendoim usado é fresco da própria região e até o açúcar é produzido ali mesmo.
E já são ali produzidas outras guloseimas tendo a paçoca como sabor principal. Esses pequenos detalhes de uma cidade são grandes componentes de um bom roteiro turístico local. As excursões rodoviárias feitas por nossa Agência sempre alcançavam sucesso maior com a visita dos grupos nessas fabricações caseiras. Vale conferir.
Há bom um trabalho de valorização da gastronomia local que está sendo realizada por uma estudante de gastronomia, Andressa Romanini

INTERESSE TURÍSTICO

Mesa que presidiu os trabalhos da Fremitur, na Assembléia Legislativa.As 140 cidades de Interesse Turístico que esperam com ansiedade os seus merecidos diplomas, conforme a proposta feita pelo Governador do Estado, deverão identificar quais são os Deputados Estaduais pertencentes ao "Colégio de Líderes" que estão impedindo a votação do Projeto de Lei PLC-032/2012.
Estamos numa ótima época para identificar os Deputados Estaduais que 'brecam' a nova Lei, e, simplesmente, não votarmos neles. Será um absurdo eles terem sequer um só voto nas cidades que eles estão prejudicando totalmente. Ao menos, esse é o pensamento da Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, a AMITur.
Vamos procurar saber que são esses 'lesa-pátria'?

CULTURA AOS BORBULHÕES

De 20 a 28 de Setembro, para quem tiver fôlego, uma das melhores semanas culturais pode ser curtida na cidade de São João da Boa Vista, somente a 200 km da capital. É a "Semana Guiomar Novaes".
Todos os dias, tanto no seu belíssimo Teatro Municipal, quanto em plena praça pública, você poderá assistir a espetáculos culturais de primeira grandeza, a começar na abertura com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Concertos, Jazz Sinfônica, grupos teatrais, ballet, de Shakespeare a histórias de Narizinho, circo e um show de encerramento Paula Lima são atrativos para ninguém perder. É claro que não faltarão seminários, exposições, oficinas e workshop. Visite São João da Boa Vista

BANDA DE LARANJAL

Banda de Laranjal Paulista. Foto Paulo ArrudaA Banda Municipal da cidade de Laranjal Paulista completou onze anos de existência, repleta de sucesso durante todo esse tempo. Para comemorar, houve mais uma apresentação na praça da matriz e uma palestra para professores de música.
O registro que fazemos é pelo fato de, no momento, a referida banda estar se apresentando em terras Argentinas, levando até lá o nome da sua cidade Laranjal Paulista. É o tipo de atrativo cultural e turístico que agrada aos visitantes e que, por isso, sempre deverá ser por todos incentivados.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –09/09/2014)