MAIRIPORÃ E SEUS ATRATIVOS

Um dos Museus de Mairiporã. Foto Elias Gomes.Pertinho da capital, o Município de Interesse Turístico de Mairiporã vem se transformando para melhor, dia-a-dia.
Três parques estaduais estão por ali: Cantareira, Itapetininga e Itaberaba, sendo a Serra da Cantareira aquela contendo a maior floresta urbana de todo o mundo.
Mairiporã, uma cidade bem cuidada, oferece paisagens deslumbrantes, ideal para quem busca sossego e tranquilidade, rodeado por ar puro.
Tendo uma área de manancial com enorme parte de proteção ambiental, você tem em Mairiporã um ecoturismo muito procurado.
Visite Mairiporã.

Na foto de Elias Gomes: Um dos Museus de Mairiporã.

TURISMO EM MAIRIPORÃ

Complexo Turístico O Velhão. Foto Elias Gomes.No Memorial Municipal de Mairiporã você tem contato com o patrimônio cultural e histórico da cidade.
É uma história relatando mais de 400 anos, passando pela época colonial e pela época republicana.
Ficou tradicional um lanche chamado de "buraco quente" confeccionado com bananeira.
O Turismo Rural é outro setor objeto de procura, destacando-se os passeios montados e de charrete, com famosa cavalgada acontecendo nos meses de setembro.
Mairiporã aguarda a sua visita.

Na foto de Elias Gomes: Complexo Turístico O Velhão

OPÇÕES EM MAIRIPORÃ

Crianças conhecendo a sua Mairiporã. Foto Prefeitura.Os 'Eventos no Campo' já são conhecidos nacionalmente e, um dos seus slogans é "A Cidade dos Casamentos no Campo", fazendo surgir na cidade vários empreendimentos para atender as realizações que incluem os 'buffets'.
A gastronomia é outro atrativo de Mairiporã, com culinária italiana, portuguesa, árabe e oriental, além da cozinha caipira e mineira, ressaltando ser algo real a variedade de sabores.
A sua rede hoteleira é de primeira categoria, numa cidade que recebe anualmente cerca de um milhão e meio de turistas.
De 'quebra' Mairiporã é a "Capital Nacional do Mountain Bike", sediando o maior festival de ciclismo do Brasil.
Cidade bem administrada é isso!

Na foto da Prefeitura: Crianças conhecendo a sua Mairiporã.

IPAUSSU

Ipaussu (SP).Nas proximidades do rio Paranapanema e da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, perto da divisa com o Paraná, viviam os índios Coroados.
No final do século XIX, os que procuravam novas terras ali estabeleceram um povoado que viria a ser a cidade de Ipaussu hoje conhecida.
Tem um lago municipal oferecendo pista para caminhadas, espaço para pesca, pista de skate, academia ao ar livre, campo sintético e parquinho.
Há uma ilha com aquário, tanto quanto a ilha das palmeiras com pedalinhos, além de um lago com carpas.
Para quem preferir, existe um bom camping com prainha e rampa para embarcações.
Conheça Ipaussu.

Na foto: Ipaussu (SP).

RANQUEAMENTO

Dia 30 de abril é a data fatal para os municípios entregarem seus inventários para a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.
As informações valem dinheiro do Estado para o turismo local e para manterem seus títulos de Estância ou de Município de Interesse Turístico.
Aos que pedem adiamento está sendo lembrado daquela data ter sido marcada já faz 9 (nove) anos!
Agora, vamos ver quem fez direitinho a sua lição de casa.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – abril/2024)