CENTRO HISTÓRICO DE SÃO SEBASTIÃO

Centro Histórico de São Sebastião, SP.O Centro Histórico de São Sebastião abriga um preservado casario colonial, com prédios datados dos séculos 17 e 18.
Os principais destaques da área tombada de sete quadras são a Igreja Matriz, a Casa de Câmara e Cadeia Pública, a Capela de São Gonçalo (com Museu de Arte Sacra) e a Casa Esperança.
Interessante uma visita ao Museu dos Naufrágios, no Balneário dos Trabalhadores e ao Centro Cultural Chão Caiçara, em Barequeçaba.
O Centro Histórico de São Sebastião é uma verdadeira joia arquitetônica, por isso seus habitantes afirmam que passear em suas ruas é como voltar no tempo.

MARESIAS OUTRA ATRAÇÃO

Praia de Maresias, São Sebastião, SP.Mais de 30 praias fazem da cidade de São Sebastião uma das regiões mais encantadoras da costa brasileira. Há um perfeito entrosamento no encontro da Mata Atlântica com as areias brancas e o azul do mar.
O destaque fica com Maresias cuja praia longa e de areias finas é sempre uma atração, e possuindo uma das melhores infraestruturas turísticas.
Maresias tem esse nome pois em dias de mar agitado a arrebentação das ondas cria um leve nevoeiro que toma conta de toda a praia. Essa condição é chamada de maresia, razão de adotarem o seu nome.
Maresias também é casa do campeão mundial de surf, Gabriel Medina.

ECOXPLORER EM ITAPETININGA

 Parque Ecológico em Itapetininga, SP. Foto ‘Procurando Turismo’.Este é o nome de um tipo de educação ambiental, com lazer e aventura, feito sob encomenda para jovens.
Trilhas ecológicas e folclore em meio a uma atraente fazendinha, e ideal para escolas que precisam enriquecer as suas aulas num contato direto com a natureza.
Empresas e outros grupos também têm programação especial em 50 mil m2 de área verde. Não faltam: arvorismo, tirolesa, paredão de escalada, cama elástica, pedalinho, passeios de barco, etc.
O ingresso é grátis para visitantes. Empresas ou grupos que queiram as atividades citadas precisam agendar com antecedência e, neste caso, o preço é de $25,00 para meio período e $60,00 para o dia inteiro
O importante é o carinho e a competência com que as pessoas são ali recebidas. O Ecoxplorer fica na cidade de Itapetininga a apenas 170 km da capital. Outras informações (15) 3273-4382.

CASA BRANCA TE ESPERA

Casa Branca (SP), em dia de Balonismo. Foto Bennie Bos.A simpática cidade de Casa Branca é uma interessante opção de passeio. Ela é uma das mais antigas da região, nascida às margens do que chamavam a "Estrada de Goiás", rota dos Bandeirantes e dos sertanistas que colonizaram várias cidades paulistas, mineiras e goianas.
Casa Branca foi fundada por decreto do Príncipe Regente D. João em 1814. Ele ali esteve para inaugurar a Estrada de Ferro Mogiana. Ainda existem as palmeiras imperiais por ele plantadas.
Além disso, e principalmente em época do verão, a Jabuticaba é o charme da cidade, com sua festa anual e por seu inigualável Licor de Jabuticaba, já por tradição uma característica de Casa Banca. Os dias da Festa da Jabuticaba são marcantes sucessos do turismo da cidade.

BENVENUTTI A QUIRIRIM!

Mercato della Colonia di Quiririm, Taubaté, SP.Quem nunca comeu em Quiririm precisa ir até lá para conhecer um dos paraísos da cozinha italiana e em ambiente sempre festivo.
Quiririm é um amplo espaço, com várias e diferentes cozinhas, todas italianas, reunidas num só local e com todas as especialidades da 'Península'. Um dos poucos lugares onde você consegue comer um prato de uma cozinha com outro prato de outro restaurante.
Tutti buona gente! Está em Taubaté, saindo para Campos do Jordão.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 6/3/2019)