SABOR DE SÃO PAULO, FINAL

Sabor de São Paulo, uma feliz idéia de Cláudio Valverde.O maior sucesso foi verificado por ocasião do encerramento do Festival Sabor de São Paulo, realizado no Parque Villa-Lobos, na capital, quando 62 receitas vitoriosas foram apresentadas ao grande publico. Evento bem organizado por nosso Coordenador de Turismo do Estado, Maurício Juvenal e sua boa equipe.
Aquelas receitas ganharam tal galardão após a realização de eventos realizados ao longo do ano em 15 regiões do Estado de São Paulo. Em cada uma das ocasiões o sucesso foi igualmente enorme, até porque o nosso Estado também é riquíssimo na variedade e na qualidade de pratos típicos. Aqueles de "lambermos os beiços".
Lembramos que o assunto nos foi contado por vez primeira por nosso Secretário de Turismo do Estado, Cláudio Valverde, com muito entusiasmo e quando da primeira semana de sua posse no cargo.

PRATOS SABOROSOS

62 pratos terminaram vencedores.Organizar um Festival desse tamanho por todo um Estado com 645 municípios repletos de boa gastronomia é algo que precisa de muito fôlego. E isso nós encontramos na determinação da Secretaria de Turismo do Estado, tomando por base a divisão em 15 macrorregiões, de forma a esmiuçar a potencialidade em suas bases.
O envolvimento das cidades e o interesse despertados nas mais diversas prefeituras que colaboraram nos eventos juntamente com o Senac e a cobertura principal por parte da 'Revista Prazeres da Mesa', tudo isso veio emoldurar o grande sucesso alcançado pelo projeto em seu segundo ano.
Resta saber se o Governado Geraldo Alckmin irá manter a mesma equipe, na mesma Secretaria, a partir da próxima gestão, pois isso é o que todos nós esperamos,
Mesmo porque: "Em Time que está ganhando não se mexe'.

CONTRATEM BACHARÉIS

A AMITur está apoiando a Associação de Bacharéis de Turismo (ABBTur) no sentido de recomendar às administrações municipais que contratem ao menos um bacharel de Turismo, ou Turismólogo, para atuar ao seu lado, em pesquisas e projetos, por exemplo.
Os formados em Turismo são pessoas com estudos qualificados e geralmente atualizados e poderão, assim, prestar serviços de alta importância para as prefeituras que forem mais espertas. O custo-benefício é altamente vantajoso para as Prefeituras. Basta experimentar.

E OS GUIAS DE TURISMO

Vale lembrar todo o nosso apoio para com os Guias de Turismo devidamente cadastrados no Ministério do Turismo. Com certeza, nos cabe recomendar para as Agências de Turismo que contratem esses profissionais igualmente bem preparados para atender nossos turistas.

CANDOMBLÉS & ORIXÁS

Cachoeiras, mantê-las limpas e agradáveis.O hoteleiro e agente de viagens Antônio Carlos, que vive na Alemanha, nos alerta sobre descuidos que ocorrem em nossos rios e cachoeiras, principalmente no fim do ano, quando oferendas são depositadas para os Orixás.
São canais de intercomunicação entre o humano e o sagrado. "- Mas," – nos alerta Antônio Carlos - "encruzilhadas, paias, esquinas, rios e cachoeiras nessas ocasiões ficam repletas de oferendas que não condizem com o candomblé" – e ele acrescenta – "Os Orixás não aceitam latas, vidros, garrafas, plásticos. É por isso que os Orixás não levam todo esse lixo que lá fica apenas poluindo os locais".

BÀBÁLÒRISÁ PECÊ

E essa autoridade no assunto avisa que para passagem de energia é preciso alguém com o conhecimento necessário para não despertar a ira da natureza.
"- Os ingredientes e componentes utilizados nas oferendas têm que ser consumidos pela natureza, até como prova de aceitação!" – e acrescenta: – "Precisam ser absorvidos pelo solo, pelas águas, mata, etc. Este é um dos pilares fundamentais das oferendas realizadas na natureza. Foi este o conhecimento transmitido por nossos ancestrais!"
Folhas de banana, mamona, cabaça, balaios confeccionados com palhas, raízes, sacolas produzidas com palha de palmeiras são os recipientes apropriados para oferendas em florestas, matas, rios, cachoeiras e em tantos outros lugares que são moradas de Orixás.
É dever de todos não sujar o tais espaços.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –25/11/2014)