FESTA DA TAINHA

Festa da Tainha. Bom peixe em lugar agradável. Foto Prefeitura de Bertioga.Um dos maiores festivais gastronômicos do litoral paulista você pode saborear até o dia 04 de agosto de 2014. É a Festa da Tainha de Bertioga, agora completando 37 anos de tradição na preparação de um dos pratos mais famosos da culinária caiçara.
Organizado pelo Lions Clube Bertioga, com total apoio daquela Prefeitura, o evento deve atrair 20 mil pessoas que irão consumir cerca de 10 toneladas do peixe. Quem aprecia o prato poderá participar do evento às sextas, sábados e domingos, na tenda montada na Praça de Eventos, ao lado do Forte São João.
O prato será servido de duas formas: tainha assada na brasa, preparada com o peixe inteiro, ou espalmada, feita com o peixe aberto. Ambas pesam 1,5 kg em média e servem até três pessoas adultas. Os demais acompanhamentos, como arroz, farofa, pão e vinagrete são disponibilizados por meio do sistema self-service, no qual o visitante pode se servir à vontade.

'AVES RARAS'

Curso de férias na Mata Atlântica. Foto Prefeitura de Bertioga.Um exemplar curso de férias para crianças de até 12 anos, integrantes da rede pública de ensino, tem nova edição este ano na cidade de Bertioga, agora abordando o tema: "Aves Raras da Mata Atlântica". A coordenação é da Secretaria do Meio Ambiente daquela prefeitura que vem sendo administrada de maneira exemplar.
Inicialmente no Forte São João, as crianças têm aulas teóricas. Elas são completadas com aulas práticas em um barco escola. Também há saídas para o Sesc Bertioga e para monitoramente e observação de aves. Tem, ainda, passeios até o Orquidário e ao Aquário de Santos.
Como se tudo isso não bastasse, a Prefeitura de Bertioga patrocina o encerramento no Forte São João com sarau e apresentação de peça teatral sobre aves raras, organizada pelas crianças. Parabéns!

O CONGRESSO DO TURISMO

O Congresso do Turismo Paulista de 2014 foi repleto de sucesso com público além do esperado. Perto de 2.000 inscritos estiveram presentes distribuídos em vinte cursos e palestras durante os três dias do evento que foi a sua 14ª edição.

PIEDADE ALTANEIRA

Portal da cidade de Piedade.Com o clima de montanha dos altos da Serra de Paranapiacaba, distante apenas uma hora da capital, a cidade de Piedade é uma boa opção para o turista descortinar belas paisagens entre um povo muito hospitaleiro e uma prefeitura que nada deixa faltar (11) 3244-8400.
Nesta época do ano as 'cerejeiras do Japão' enfeitam a cidade de Piedade, que também é conhecida por sua excelente agricultura diversificada, com destaque para o caqui, o morango e a alcachofra.
O passeio pode surpreender quando você descobrir que a cidade tem alta produção de belas e bem cuidadas flores de diversos tipos.
Além do encontro com a natureza, você pode curtir em Piedade trilhas, belas cachoeiras, represas, sítios de recreio, pesqueiros. Visite Piedade! O Departamento de Turismo local muito ajudará.

FESTAS DE BURITAMA

Buritama é uma cidade localizada na região noroeste do Estado e é conhecida por sua boa localização geográfica, às margens dos rios Tietê, Santa Bárbara e Palmeirinha.
É também a cidade de um bom Parque Turístico, do barco "Odisséia", do Náutico Clube e do Iate Clube Vale do Tietê. É a cidade dos ranchos e condomínios localizados na orla dos rios.
Seu calendário de festas é extenso. Além do réveillon na praça principal, da 'Buritama Folia', do 'Juninão', Cavalgada, Festa do Peão e Pedala Papai Noel, a cidade ainda oferece: Festa de Santos Reis, Festa do Milho, Quermesse da Padroeira, Encontro de Violeiros, Encontro de Motoqueiros, Encontro do Cruzeiro Hidrovia Tietê-Paraná e Torneio de Tucunaré fazem parte das festividades de Buritama.

A 3ª. EXPO ARTISTAS

Com o objetivo de prestigiar e divulgar o trabalho dos bons artistas plásticos que temos espalhados pelo Interior do Estado de São Paulo, foi apresentada a terceira edição da exposição dos mesmos.
Estima-se que os artistas tenham um atelier próprio, ou em conjunto com outros artistas em instalações das prefeituras, para que seja assim criado mais um atrativo turístico nas respectivas cidades.
Tivemos neste ano a participação de 45 artistas plásticos, representando 22 cidades. Eles expuseram 93 excelentes obras.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –01/07/2014)