ILHA DO CARDOSO

Ilha do Cardoso, Litoral Sul Paulista.Com grande quantidade de fauna e flora e com quase toda a sua Mata Atlântica ainda intocada, desde 1962 esta ilha foi transformada em Parque Estadual. Pertence ao município de Cananéia e completa o charme do extremo sul do litoral do Estado de São Paulo
A ilha faz parte do Complexo Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá, pois se estende desde Peruíbe (SP) até Paranaguá (PR). É considerado um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul e é prioritária a sua conservação.
Botos cinza nadam entre essa Ilha e Cananéia. Você pode conhecer muito da Ilha percorrendo uma de suas quatro trilhas principais. A Ilha do Cardoso oferece uma paisagem simplesmente espetacular.
Tombada pela Unesco como Patrimônio Natural, é considerada um dos melhores roteiros ecológicos do mundo.

COM A LUA CHEIA

Se você olhar na folhinha para ver quando teremos a próxima Lua Cheia, então saberás em que sábado acontecerá mais uma concorrida 'Cavalgada da Lua Cheia'.
É um passeio inesquecível para cavaleiros e também para iniciantes, com direito a um jantar delicioso, muita música de viola, e aquele proseado que encanta.
Partidas da Chácara do Rosário, na cidade de Itu. Costuma haver muita procura. Faça reserva com antecedência. (11) 9.9607-7483.

ESPELHO DÁGUA

Praia do Sol em Rubinéia. Foto Pierre Duarte.Este é o nome de um Circuito Turístico de muita beleza, localizado no 'cantão' do noroeste do Estado de São Paulo, banhado por vários rios, o principal deles o Rio Paraná.
Cinco municípios formam esse belo roteiro turístico. São eles: Rubinéia, Santa Clara d'Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita d'Oeste e Três Fronteiras, todos pertencentes à macrorregião do Rio Turvo, uma região turística também chamada "Entre Rios".
Cada cidade tem seus encantos e suas atrações. Todas elas reunidas formam um conjunto de fazer inveja. A região possui varias opções de hospedagem e a gastronomia é farta, com destaque para o tucunaré. Visite essa sempre quente região de um povo acolhedor.

PEQUENA GRANDE DIFERENÇA

Embora a nossa língua portuguesa seja bem rica, ensinam que mesmo existindo vários sinônimos, cada palavra tem um objetivo exato e cada coisa tem um substantivo exato.
Começando por aí, o nosso 'amigo' Aurélio diz que: "O visitante visita. Ele é uma pessoa que percorre uma exposição, um museu, um lugar com a intenção de ver, de conhecer"
O mesmo Aurélio, diz que: "O turista é a pessoa que faz turismo". Somente para ficar no que reza o Aurélio, nós já vemos uma enorme diferença. Para nós, o primeiro tem apenas a intenção de ver e conhecer, enquanto o segundo vem para usufruir, para gastar, eis que o turista é "comprista" por natureza. Até já traz dinheiro para isso.
Vemos que o visitante tem o verbo 'visitar', enquanto turista ainda não tem o verbo 'turistar'.
No geral, não se liga muito ao assunto. Porém, os que estudam o Turismo sabem dessa diferença e, por isso mesmo, quando um bom Conselho de Turismo trabalha em cima de idéias, ele precisa se cercar de profissionais do turismo para orientar o que oferecer para o Turista e o que "pescar" do Visitante. Uma pequena grande diferença!

TAPIRAÍ, UMA SURPRESA

Explorar o desconhecido é atração em Tapiraí.Trata-se de uma cidade que estava praticamente esquecida entre a região de Sorocaba e a região do Vale do Ribeira.
Ela sempre foi importante cidade para a passagem de todo mundo. Mas agora, está sendo descoberta com seus atrativos turísticos, mormente por seus diversos lugares que convidam para fotos deslumbrantes.
Tapiraí tem 80% de sua área tombada numa reserva ambiental de extrema beleza. Precisa dizer mais?
Disposto a disputar o espaço com outros belos destinos da região, os seus meios de hospedagem já estão provando que não é uma cidade para somente a gente passar. Mas, sim, uma cidade calma e tranquila para a gente curtir o que temos de melhor da Natureza.
Visite Tapiraí!

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –24/06/2014)