RIFAINA: UM PARAISO

Aconchegante Rifaina (SP). Aos amantes da natureza e dos cenários deslumbrantes recomendamos estar na cidade de Rifaina, localizada no Nordeste do Estado de São Paulo, separada de Minas Gerais pelo Rio Grande, bem onde foi formada a Represa do Jaguara.
A implantação de Hidroelétrica, na década de 60, causou enorme transformação em Rifaina devido ao grande lago de 21 km de extensão que se formou, enriquecendo a cidade em suas margens.
As boas administrações que ali se sucedem, sempre se preocuparam com o bem estar de todos: população e visitantes e, com isso, a cidade se transformou em beleza pura.
Visite Rifaina. Você vai gostar.

Na foto: Aconchegante Rifaina (SP).

ATRATIVOS DE RIFAINA

Praia de Rifaina (SP).Dezenas de hotéis, pousadas e restaurantes dão o necessário suporte aos turistas que se deliciam na orla da represa.
Aliás, em setembro, realizam prova de travessia à nado ligando São Paulo à Minas Gerais, de grande sucesso e já incluída no calendário dos eventos do ano.
Interessante "Torneio Leiteiro" também é atração, organizado pela Prefeitura e pela Associação de Produtores Rurais.
A cidade tem área de preservação ambiental, além de trilhas, riachos, cachoeiras, turismo aquático e turismo rural.
Visite Rifaina em sua primeira oportunidade.

Na foto: Praia de Rifaina (SP).

A HISTÓRICA AREIAS (SP)

Casa do Capitão Mor, em Areias (SP). A cidade de Areias teve início no século XVIII num pouso de tropeiros, bem na margem da antiga Estrada Imperial ligando Rio de Janeiro à São Paulo, onde hoje é o nosso Vale Histórico.
Areias foi a primeira cidade da região a cultivar café obtendo destaque no cenário nacional.
A sua Igreja Matriz foi iniciada em 1792 e finalizada em 1874.
Daquela época, datam os sobrados com arquitetura característica da época do café, e muitos desses prédios lá estão bem conservados, verdadeiras relíquias do passado.
Em 1798 foi construído o sobrado do Capitão Mor Gabriel Silva, onde se hospedou D. Pedro I em sua viagem a São Paulo, quando deu o famoso Grito da Independência.
Hoje o prédio é uma das atrações turísticas de Areias.

Na foto: Casa do Capitão Mor, em Areias (SP).

AREIAS É TODA BELEZA

Homenagem às Forças Paulistas de 1932.A cidade soube guardar o que tinha de bom, tais como os seus belos prédios, a sua atmosfera amistosa e agradável e o seu povo muito hospitaleiro.
A Casa da Cultura ocupa um prédio de 1833.
O prédio do antigo Grupo Escolar é outra joia bem conservada.
Outro prédio impecável é o da Fazenda Vargem Grande de 1837.
Mais recentemente, em 2021, foi inaugurado um mirante, com uma das vistas voltadas para a Serra da Bocaina, e um monumento homenageando o soldado das Forças Paulistas da Revolução de 1932, pois ali ficou sitiado o seu Comando e, também, onde foi palco de grandes batalhas.
Visite Areais. Você vai gostar.

Na foto: Homenagem às Forças Paulistas de 1932.

RANQUEAMENTO NOVO

Do site da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo já consta o novo ranqueamento a ser obedecido por Estâncias e por Municípios de Interesse Turístico.
Está mais técnico e com muitas novidades objetivando mais eficiência dos gestores públicos e privados. Agora tem até penalidades.
Que cada um cuide melhor da sua cidade nos itens do Turismo.

Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – abril/2024