SUCESSO TOTAL

Inauguração do maior evento do interior turístico.  Foto Alexandra Tahan.Oitenta e duas cidades foram as expositoras neste ano no Salão São Paulo de Turismo.
Sozinhas ou agrupadas, elas estiveram bonitas, bem "recheadas" com seus materiais de divulgação e com a simpatia de sua gente.
Superou tanto as expectativas que a exposição do próximo ano, com um mapa de reservas à disposição dos presente, já ficou praticamente lotado.
Depois de 17 anos de edições do Salão São Paulo de Turismo, vimos a animação de todos em procurar garantir o seu espaço para a próxima edição em junho de 2019.
Se estiver interessado, a hora é agora.

O AMBIENTE

Salão São Paulo 2018, com 82 cidades participantes.  Foto Alexandra Tahan.Muitas cidades "novas" para o turismo estiveram presentes mostrando os seus atrativos. Algumas foram surpresas, realmente.
Acontece que o interior paulista estava desligado de sua potencialidade. Bastou ser criada a Lei Caramez para que todos passassem a ter sua atenção voltada para o seu próprio município.
Algumas cidades já estavam com o "carro andando", com seu Conselho Municipal de Turismo já atuando e, assim, foi fácil reunir o seu material de divulgação. Outras, no entanto, tiveram de começar do zero.
Mas o que se viu no Salão São Paulo de Turismo valeu a pena!

18º. CONGRESSO

Congresso do Turismo Paulista com 2.939 inscritos.  Foto Alexandra Tahan.Realizado juntamente com a exposição das cidades paulistas, tivemos ainda o 18º Congresso do Turismo Paulista com exatas trinta apresentações
Elas foram feitas por expoentes dos respectivos segmentos ou temas, e que certamente cumpriu o seu papel de requalificação, atualização e informações respectivas.
Neste ano tivemos 2.939 pessoas inscritas nesse Congresso mostrando, por seu turno, o aumento de pessoas interessadas em melhor aproveitar os rendimentos que o Turismo pode lhes trazer como negócio ou como melhoria no desenvolvimento econômico e social.

COM CULTURA E MEIO AMBIENTE

Taubaté, no Salão, mostrou a pujança do seu artesanato. Foto Alexandra Tahan.Como tem sido dito com muita propriedade pelo atual Secretário de Cultura do Estado, Sr. Romildo Campello, o Turismo anda sempre atrelado com a Cultura e com o Meio Ambiente.
Normalmente, um segmento ajuda ou depende do outro. E os três juntos são sucesso garantido.
No Salão São Paulo deste ano tivemos várias cidades expositoras mostrando o seu potencial no setor de artesanato. Com o correr das semanas vamos procurar registrar aqui todas elas. Mas Taubaté, por exemplo, nos mostrou o capricho dos detalhes feitos por suas artistas.

FORUM TAMBÉM

Vanilson e Ana Carolina brilharam do 1º. Fórum.  Foto Alexandra Tahan.Suzi Camargo introduziu nos eventos mais o 1º. Fórum de Inovação, com apresentações até de Secretários de outros Estados.
No mesmo local onde se fez a abertura dos eventos, as apresentações se sucederam ao longo dos três dias, sempre com o carinho que se faz necessário e, sendo o primeiro, já se tem um esquema melhor ainda para o próximo ano.
Destacamos, também, a apresentação do Coordenador de Turismo do Estado, o eficiente Vanilson Fickert que se fez acompanhar de sua assessora Ana Carolina de Souza Francisco. A nossa Secretaria de Turismo do Estado está muito bem servida com ambos.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – junho/2018)