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Notas do Turismo Paulista de 14 a 17 de janeiro de 2010

REVITALIZAÇÃO
Revitalização é uma palavra de permanente uso entre os profissionais do Turismo e, igualmente, é do interesse da população. 
Em qualquer cidade sempre existirá algo para recuperarmos, renovarmos, ou melhorarmos e, quando não, algo para ser inventado.  
Não raro, entretanto, tais pontos podem ficar abandonados ou ter seus cuidados desleixados ou olvidados. É quando se torna necessária a revitalização de áreas ou bairros abandonados ou ociosos. Mesmo sem chegar a tanto, você pode querer incrementar o comércio do lugar.
Recomenda-se estimular e incentivar a criação, no citado local, de pólos de atração turística ou de um pólo de eventos, variando um ou outro, de acordo com as características e as necessidades de cada cidade. E tem mais: sem festa, não costuma “cair a ficha” de ninguém! 
 
LOCAIS TEMÁTICOS
Se a cidade comportar, é possível fomentar a transformação de concentrações étnicas em Bairros Temáticos ou Quarteirões Temáticos. Em havendo ditas concentrações, pode-se canalizar tal força para uma promoção realizada em uma semana a título de Festival ou, então, em um ou dois fins de semana (o importante é ter seqüência anual).  
Nós já vimos em apenas três quadras de uma única rua comercial de um bairro paulistano (Brooklin), um festival alemão, com todos os motivos germânicos característicos: divertimentos, roupas, comidas, artesanato, música dança, arranjos, etc. Evento aprovado pelo Comtur da Capital desde o seu início e tem o apôio da Prefeitura de São Paulo através da SPTuris.
As fachadas das casas comerciais daquelas três quadras se enfeitaram com motivos do citado país, num ambiente de festa total. Rua interditada para a montagem de barracas, palco, etc. Durante dois dias inteiros “lotou” de gente por todos os lados. E todos gostaram. 
MAS, VEJA SÓ...
Mas, para darmos uma noção das coisas, das três citadas quadras, apenas uma das firmas era propriedade de alemães (Era. Hoje a empresa nem mais ali existe). Contudo, todo mundo continua se integrando todos os anos numa salutar promoção. 
Cada cidade pode pensar em algo semelhante. Pode pensar num país ou mesmo num outro tema qualquer. Uma reunião, com o pessoal do lugar em questão, pode trazer outras idéias ou sugestões, até porque buscamos com isso tudo, além de reforçar os argumentos do turismo, trazer novos benefícios ao nosso pessoal e ao comércio do local. 

     Depois é só cuidar do marketing e sair para o abraço (extraído do Livro de Lembretes da AMITur).

 

A SEGUIR, FOTOS DO FESTIVAL ALEMÃO (MAINFEST) REALIZADO ANUALMENTE EM TRÊS QUADRAS 

DA RUA JOAQUIM NABUCO, NO BROOKIN, EM SÃOPAULO. 

    
Musica em plena rua.                          Palco para danças em plena rua       As bandinhas tradicionais andam   
Foto: Alunos da Anhembi-Morumbi        Foto: Nando Lotaif                        pela rua.   Foto: Nando Lotaif   

 
  
Como fica a Rua Joaquim Nabuco       As Barracas e os trajes típicos           Guloseimas da doceira alemã
Foto: Fabiana Barreira                       Foto: Fabiana Barreira                     Foto: Alunos da Anhembi-Morumbi

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AS TRILHAS DA ILHA
Já escrevemos sobre a Ilha do Cardoso, pertencente ao município de Cananéia. Contudo, precisamos esclarecer alguns pontos equivocados e acrescentar opções para as suas trilhas.
Na verdade o Parque Estadual da Ilha do Cardoso abriga um patrimônio histórico cultural excepcional, formado por Sambaquis (e não por samambaias). 
Por seu turno, a Trilha do Morro das Almas (2km) vai mostrando a modificação da vegetação desde a planície e até o início das encostas das altas montanhas da ilha. A serra do Mar, não longe dali, compõe a Juréia-Itatins, o que já é outro assunto. Verificamos divergência apenas no tocante ao grau de dificuldade de algumas trilhas.  
 
 
EXEMPLO
Por exemplo: A Trilha das Antas (2,5km em 3 horas) é dada como de “Média Dificuldade” pela “Agência Harpyia”, de Embaré, em Santos, enquanto o “Guia do Litoral” entende como de “Fácil Trajeto”, ou “Tranquilo” como anuncia o “Alta Montanha” e o “Brasil Vertical”. Já o “Webventure” nos dá como: “Não Oferece Grandes Dificuldades”.
Fica, então, difícil para alguém a escolha de um dos termos. Mas, o que se pode notar é que todos eles são convidativos e, sem dúvida, não importa dizer o seu grau de facilidade. Importa é você curtir toda a beleza do lugar, sempre guiado por profissionais credenciados.  
 
 
O QUE É SUSTENTÁVEL
Fala-se muito em Turismo Sustentável e nos perguntam o seu real significado. A OMT, Organização Mundial do Turismo, diz que é atividade que satisfaz os interesses e necessidades dos turistas, bem com as necessidades sociais e econômicas das regiões receptoras, enquanto são conservadas para o futuro a integridade cultural, a integridade do meio ambiente e as diversidades biológicas locais.  
 
 
ANGÉLICA  BOMBARDA
Eis aqui alguém que podemos chamar de ‘fora de série’. 
Uma excelente artista plástica e importante colunista social. Assim podemos resumir em poucas palavras a Angélica Bombarda.  
Seus dotes jornalísticos e a sua respeitável competência em vários setores da sociedade estão em seu website sempre atualizado e que não deixa escapar notícias que envolvem o nosso turismo.
Ela ministrou cursos de técnicas em cerâmicas artísticas, artesanato e pintura clássica e moderna em porcelanas por vários anos. Atualmente atende ceramistas com cursos sobre técnicas e queimas de cerâmicas.
Seu ateliê está em Araraquara (Av. Gastão Vidigal, 833), onde você, certamente, vai acabar adquirindo uma das peças ali expostas. Pode-se dizer que seu ateliê é uma das atrações turísticas de Araraquara.
 
 
(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 12/01/2010)
 
 
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